Publicado em 14/03/2020 às 17:00, Atualizado em 13/03/2020 às 21:21

Bem Gestar Batayporã encerra ciclo e contempla participantes com kit maternidade

O programa teve início em outubro de 2019 com término do primeiro ciclo nesta semana.

Redação,
Cb image default
Foto - Aline Leão

Lançado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, com o objetivo de assistir mulheres no período gestacional a fim de assegurar um nascimento seguro e saudável do bebê, o programa “Bem Gestar Batayporã” contemplou participantes com kit maternidade.

A entrega do material, que é um benefício garantido pelo programa que prioriza as gestantes no atendimento médico das unidades de saúde do Município, foi oficializada pela Gestora em Saúde, Marcela Leite, nesta quinta-feira (12).

O programa teve início em outubro de 2019 com término do primeiro ciclo nesta semana. Os encontros foram realizados mensalmente para as gestantes acompanhadas pelas cinco unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em que foram abordados temas variados sobre os cuidados pré-gestacionais, para consequentemente diminuir os riscos de complicações na gestação.

Com a participação de profissionais como médica, enfermeiros, psicóloga, nutricionista, e odontóloga, os encontros foram embasados no diálogo possibilitando o conhecimento técnico e popular, respeitando a realidade de cada gestante.

Ao todo, participaram 33 gestantes, mas apenas duas concluíram o ciclo ao participarem das reuniões ao longo dos seis meses. Conforme critério, apenas as concluintes receberam o kit maternidade que é composto por mochila, trocador, lenço umedecido, pacote de fraldas e kit limpeza de coto umbilical.

Para Clara Izaltina, uma das mães que participou do programa, é muito importante a continuidade do mesmo. “Todos foram muito atenciosos comigo, mesmo sendo mãe de três crianças, aprendi muita coisa para essa gestação. Ficou ainda mais claro para mim a importância de fazer todos os exames médicos, e o acolhimento que recebi da equipe foi muito importante”, afirmou.

Segundo a Secretária, o acompanhamento dessas mulheres contribui para uma gestação de qualidade. “A mulher, durante o perídio de gestacional, está vulnerável, exposta a múltiplas questões relacionadas à gravidez. O Bem Gestar foi desenvolvido para ampliar a adesão ao pré-natal, elevar o índice de partos normais, bem como do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês; expandir o nível de conhecimento das mulheres sobre cuidados no pré-natal e diminuição do índice de comorbidades gestacionais como hipertensão, diabetes e ganho excessivo de peso”, explicou Marcela.

Novo ciclo – A fim de possibilitar maior acesso de mulheres, o Bem Gestar Batayporã passa por uma reformulação e o novo ciclo, que terá início em abril, será realizado em cada unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF). As interessadas podem realizar a inscrição na unidade de saúde de sua área de abrangência.

Além da participação nos seis encontros, dentre os critérios para receber o kit maternidade é necessário a gestante estar com o pré-natal em dia, realizar pelo menos seis consultas médicas durante o período gestacional, bem como os exames solicitados.

Fonte - Assessoria