Publicado em 18/03/2020 às 07:00, Atualizado em 17/03/2020 às 17:34

Batayporã traça estratégias de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

Os profissionais foram orientados pelo médico Thiago Bavaresco, que levantou dados e informações sobre como identificar casos suspeitos.

Redação,
Cb image default
Foto - Aline Leão

Um encontro coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde traçou estratégias de prevenção e enfrentamento contra a proliferação do Covid-19, o novo Coronavírus, em Batayporã. O município não tem nenhum caso confirmado, mas já está se precavendo para possíveis cenários.

Realizado na noite desta segunda-feira (16), nas dependências do Centro de Convivência do Idoso (CCI), o encontro reuniu profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social, e serviu para nortear ações quanto a pandemia global.

Os profissionais foram orientados pelo médico Thiago Bavaresco, que levantou dados e informações sobre como identificar casos suspeitos, prováveis, confirmados, descartados, excluídos e curados; sinais e sintomas; precauções e como deve ser o tratamento do paciente e em quais casos o morador deve ser levado para hospitais.

Segundo o Médico, não há razão para pânico, mas ter atenção aos sintomas da gripe é fundamental. Bavaresco ainda fez um alerta para hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, cuidados ao espirrar e tossir, além de evitar aglomerações.

A Gestora em Saúde, Marcela Leite, ratificou que o encontro teve como objetivo preparar os profissionais para seguir o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS) na identificação de casos suspeitos e na prevenção para evitar o contágio.

“Nossa intenção foi levantar dados, informações e orientações para criar estratégias sobre essa pandemia mundial. Não podemos ficar a mercê do tempo e esperando que o problema aconteça, estamos prevendo e nos precavendo dessas situações", destacou a Secretária.

Comitê de Enfrentamento - Na ocasião, foi criado um Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, com a participação de representantes de todos os setores da administração municipal. Entre as atribuições do comitê estão a definição de ações e estratégias preventivas. Os integrantes irão se reunir nos próximos dias e divulgar as medidas que deverão ser adotadas.

Suspensão de atividades – Entre as primeiras providências praticadas, de imediato, pelo Governo Municipal foi a suspensão das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFVI) – Projeto Conviver.

A determinação do prefeito Jorge Takahashi foi decidida em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16) com o secretariado, no gabinete do Executivo Municipal. O Gestor ressaltou que a Administração estará atenta às orientações e recomendações da OMS para prevenir Batayporã.

Como prevenir? - A Secretaria Municipal de Saúde orienta quanto aos cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

-evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

-realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

-utilizar lenço descartável para higiene nasal;

-cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

-higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

-não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados;

-evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

-evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

-Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte - Assessoria