Publicado em 06/05/2020 às 07:30, Atualizado em 05/05/2020 às 20:00

BATAYPORÃ: Trabalhadores da SODETA participam de treinamento para garantir segurança nas atividades

O treinamento teve como tema “Medidas de Prevenção a Acidentes de Trabalho e Doença Ocupacional”.

Redação,
Cb image default
Foto: Divulgação

Antes de iniciar as atividades de rotina desta segunda-feira (4), os funcionários lotados na Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA) participaram de uma palestra com abordagem de temas sobre a segurança do trabalhador.

A SODETA engloba diversas atividades na zona urbana e rural, abrangendo os cargos de Trabalhador Braçal, Serviços Gerais, Encanador, Eletricista Predial, Pedreiro, Operador de Máquinas e Motorista.

O treinamento teve como tema “Medidas de Prevenção a Acidentes de Trabalho e Doença Ocupacional”, sendo ministrado pela Engenheira do Trabalho, Gleice Piovesan, que exemplificou sobre os cuidados que os trabalhadores devem tomar na realização das atividades.

Segundo a palestrante, os trabalhadores receberam orientações sobre a necessidade de desempenhar as tarefas seguindo procedimentos seguros, com verificação preliminar das condições das ferramentas e máquinas de trabalho, de maneira a evitar acidentes e doenças em decorrência do trabalho.

A engenheira frisou aos servidores a importância do planejamento da atividade para que seja desempenhada com sucesso, bem como a sinalização do local de trabalho a fim de evitar acidentes com veículos e pedestres e, ainda sobre as medidas de proteção coletiva e individual, sendo que o uso de EPC ocorre de forma prioritária, e, somente quando não possível, recorre-se ao uso do EPI.

Na oportunidade foram apresentados diversos tipos de EPI, explicando que cada um tem sua finalidade e devem ser usados conforme os riscos a que o trabalhador esteja exposto ao desenvolver suas atividades laborais.

Outro tema abordado foi a pandemia de Covid-19. “O momento vivenciado frente à pandemia tem alterado a dinâmica de trabalho e o relacionamento entre as pessoas e para tanto, a Administração Municipal recomenda que os trabalhadores façam o uso adequado dos materiais oferecidos e sigam as regras de contenção da propagação do vírus, como lavar sempre as mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, máscaras caseiras e distanciamento social sempre que possível”, explicou a Engenheira.

Presente na palestra, o coordenador do Departamento de Serviços Urbanos, Jorge Alberto (Boxexa), enfatizou sobre a importância de todos trabalharem unidos, um colaborando com o outro em suas atividades.

Firmando seu compromisso com a equipe, Boxexa disse que está à disposição de todos para esclarecimento de dúvidas e o que for necessário para o desempenho da equipe.

Fonte - Assessoria