Buscar

21/02/2026 às 08:30, Atualizado em 20/02/2026 às 18:22

Batayporã terá Dia D de cadastro de doadores de medula óssea em 28 de fevereiro

Na data, população entre 18 e 35 anos deve procurar o Laboratório Municipal, das 7h às 13h, para pequena coleta de sangue e inserção no banco de dados do Redome

Cb image default
Foto: Imagem ilustrativa gerada com auxílio de IA.

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realiza no dia 28 de fevereiro o Dia D da Campanha Fevereiro Laranja, mobilização voltada ao incentivo do cadastro de doadores de medula óssea. A ação ocorre no Laboratório Municipal, ao lado da ESF Santa Luzia, das 7h às 13h, em parceria com a Rede Hemosul MS, que inclui o apoio direto da unidade de Nova Andradina.

A secretária de Saúde, Letícia Sanches, destaca que a iniciativa facilita o acesso ao cadastro e amplia a divulgação das orientações. Os interessados receberão as informações necessárias sobre o processo de doação, além de realizarem a coleta da amostra de sangue usada para inclusão no Redome, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Para se cadastrar, é obrigatório ter entre 18 e 35 anos.

O procedimento consiste na inscrição do voluntário, seguida da coleta de uma pequena amostra de sangue. A partir disso, as informações genéticas são inseridas no banco de dados nacional. Caso seja identificada compatibilidade com algum paciente, o doador é contatado para confirmar a doação.

"Somente a partir do cadastro no Redome é que as pessoas podem ser chamadas para a doação de medula. É bom frisar que há critérios, exames, preparo. Não é algo imediato. O importante é participar do Dia D agora para colher a amostra de sangue", complementou a secretária.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.