Buscar

20/12/2019 às 07:30, Atualizado em 19/12/2019 às 23:06

BATAYPORÃ: Takahashi entrega Smartphone para Agentes de Endemias monitorar focos de Aedes aegypti

A ferramenta vai permitir o envio, em tempo real, das informações obtidas nas visitas domiciliares.

Cb image default
Foto - Aline Leão

Mais novidade e inovação chegam ao município de Batayporã para qualificar ainda mais os serviços na área da Saúde. Isso porque os Agentes de Controle de Endemias receberam Smartphone, com acesso à internet, para o uso do aplicativo e-Visita, tecnologia de monitoramento on-line para focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

A ferramenta vai permitir o envio, em tempo real, das informações obtidas nas visitas domiciliares para detecção, tratamento e eliminação dos focos do Aedes aegypti, bem como consolidar dados e apoiar as ações de combate a situações de risco para as doenças.

A entrega dos Smartphones aos profissionais aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), no gabinete do Executivo Municipal, e foi comandada pelo prefeito Jorge Takahashi, juntamente com a secretária de Saúde, Marcela Leite. O ato também foi acompanhado pelo coordenador de Vigilância Sanitária e Entomológica, Anderson Tolotti.

“O combate ao mosquito Aedes deve ser constante. É uma preocupação do nosso governo, no sentido de fazer com que as pessoas não sejam acometidas. Nossa administração se preocupa com isso, e temos que envolver toda a população, no sentido de fazer diminuir os focos, que é uma função nossa e de toda a comunidade”, frisou Takahashi durante a entrega dos aparelhos.

A Gestora em Saúde comentou que a implantação da ferramenta representa um avanço para o Município e a categoria. “É muito importante avançarmos nas estratégias de enfrentamento ao mosquito e coma implantação desse programa, esperamos otimizar esse processo. Precisamos cada vez mais unir forças entre a gestão, juntamente com nossos parceiros e a comunidade, para fortalecer as nossas ações. Somente assumindo o nosso papel nesse processo de responsabilidade compartilhada, iremos avançar no combate ao Aedes aegypti”, declarou.

Na mesma linha, Tolotti destacou que “à medida que o material agiliza a inserção de dados, aumenta a produção dos profissionais e viabiliza mais recursos para o setor”.

A Ferramenta - O e-Visita foi criado pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CETEC) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul e começou a ser implantado em 2016. A tecnologia já desperta interesse de outros estados, como é o caso de Pernambuco, que vem implantando o sistema em seus municípios. Em MS, mais de dois mil profissionais estão envolvidos, entre agentes de campo, supervisores e coordenadores.

Com a plataforma digital, em vez de fazer anotações no papel, o profissional, registra no aplicativo todas as condições encontradas, podendo, se necessário, tira fotos e enviá-las via on-line, para o Município ou Estado. Desta forma, os gestores podem tomar decisões e providências de forma mais rápida e eficiente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.