Publicado em 05/10/2019 às 08:01, Atualizado em 04/10/2019 às 20:51

BATAYPORÃ: SEGOV E ADM, lança campanha educativa para servidores contra desperdício de recursos

Conforme o secretário Interino de Administração Finanças e Planejamento, Sidney Olegário, a campanha deverá contribuir para a economia nos gastos diários que poderão serem evitados.

Redação,
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Divulgação

A Secretaria de Administração Finanças e Planejamento e a Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Batayporã, lançará nos próximos dias uma campanha educativa com orientações para todos os servidores com o objetivo de evitar o desperdício de materiais de expedientes, tanto de consumo como permanente, com o tema ‘Desperdício Zero’, a campanha dará dicas de economia sobre consumo de água, energia, uso das impressoras e telefones institucionais.

Segundo os Secretários, a campanha será realizada através mídias educativas a serem distribuídas entre os servidores municipais de todas secretarias e departamentos. Conforme o secretário Interino de Administração Finanças e Planejamento, Sidney Olegário, a campanha deverá contribuir para a economia nos gastos diários que poderão serem evitados. “Seguindo estas dicas, os servidores estarão contribuindo para que a Prefeitura gere uma economia muito importante. Evitando o desperdício, consequentemente, teremos mais recursos que poderão ser direcionados para investimentos na cidade, beneficiando assim toda a população. Por isso, focamos em áreas bastante comuns no dia a dia de trabalho do governo municipal, como é, por exemplo, o caso do consumo de água e energia, impressões etc”, afirmou o secretário.

A Secretária de Governo Vanda Takahashi, destaca que o desperdício custa caro para o governo municipal e, principalmente, para o contribuinte. “É importante que haja uma conscientização de todos os servidores para esta necessidade de se fazer economia também no ambiente de trabalho, assim como todos buscam fazer em suas casas. É preciso criar este hábito de evitar o desperdício”, disse.

A respeito do consumo de energia elétrica, a campanha apresentará uma estimativa de consumo por equipamento, tais como ar-condicionado, impressora, lâmpadas, geladeira, entre outros, e dá dicas de como economizar. “Em órgãos públicos, o desperdício de energia elétrica significa menor produtividade. Desperdício é prejuízo para todos: encarece as despesas dos órgãos, causa sobrecarga no prédio e compromete o bom funcionamento de equipamentos”.

Da mesma forma, em relação ao desperdício de água, o panfleto mostrará que uma torneira pingando acarreta na perda de 1.380 litros de água por mês. Através de exemplos, a campanha revela que o recurso natural é cada vez mais escasso e, por isso, há esta necessidade de economizá-lo sempre que possível.

O uso inadequado das impressoras e telefones institucionais também é alvo da campanha, que destaca uma série de simples ações diárias que podem gerar a economia. É o que acontece com os telefones, a campanha pedirá que sejam priorizadas a realização de ligações para telefones fixos. No caso das impressoras, é orientado aos servidores só imprimirem o que for necessário e, quando possível, mais de uma página em uma mesma folha. Também é sugerido que se reaproveite o verso das folhas de rascunho para imprimir documentos que ainda não estão na versão final e ler os e-mails sempre na tela do computador.

Olegário destaca ainda que irá ser ampliado o envio de comunicação entres as secretarias, sempre através de e-mail, e outros mecanismos de comunicação, a fim de evitar desperdício de material impressos, e uso de servidores para deslocamentos até as instituições.

Fonte - Assessoria