Buscar

24/09/2019 às 07:30, Atualizado em 23/09/2019 às 19:20

BATAYPORÃ: Secretaria de Saúde intensifica ações de valorização à vida e prevenção ao suicídio

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil.

Cb image default
Divulgação

Aproximando a comunidade batayporaense cada vez mais dos assuntos relacionados a saúde mental, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido uma série de ações alusivas ao mês do “Setembro Amarelo”.

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio visa alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e em todo o mundo. Para sensibilizar os batayporaenses sobre a questão e informar sobre os sinais que precisam ser observados com atenção, bem como os locais onde os cidadãos devem procurar ajuda, as ações foram intensificadas.

Já que a prática é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com as Agentes Comunitárias de saúde da unidade de Estratégia Saúde da Família “Santa Luzia” resolveram realizar uma palestra para os estudantes da Escola Estadual Jan Antonin Bata.

O encontro foi marcado por um bate papo com a psicóloga do NASF Lorena Oliveira, que abordou aspectos e mudanças ocorrentes na adolescência; o contexto histórico atual, suas práticas e influências; compreensão das emoções, entre outros. Para facilitar a compreensão do tema e o processo de vivência, foram utilizados música e vídeo.

De acordo com a psicóloga Lorena, a campanha sugere uma melhor compreensão da contemporaneidade e do “mal estar” social. “Mais importante que falar dos sintomas, como ideações suicidas, auto agressividade e suicídio, é encontrar estratégias para lidar com todo o sofrimento e as angústias instaladas”, pontuou ao destacar a importância de compartilhar as dores com um profissional capacitado, já que o mesmo oferece suporte na interpretação da subjetividade do indivíduo inserido em um sistema.

Em outro encontro, organizado pela equipe da Estratégia Saúde da Família “Santo Antônio”, a psicóloga Vanessa Leite discorreu sobre o tema “Sentido da Vida”. A iniciativa envolveu os pacientes da área de abrangência.

Em uma roda de conversa, a Psicóloga versou sobre as razões que levam pessoas a atentar contra a própria vida e também formas de reconhecer quem precisa de ajuda e os encaminhamentos possíveis.

Na quinta-feira (19), a ação foi da unidade de Estratégia Saúde da Família “Anorinda Marcelina”, que programou uma entrevista na rádio local com a psicóloga Lorena Oliveira. Na oportunidade, Lorena comentou sobre a campanha Setembro Amarelo, informando que o mês é eleito para falar sobre o assunto, embora as ações preventivas aconteçam durante todo ano.

Ela também destacou estratégias para se constatar sinais suicidas e como proceder para ajudar. Sobretudo, a necessidade de estar sempre aberto ao diálogo, e que o maior desafio da gestão é garantir o acesso da população aos serviços de saúde mental.

Os adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) “Geração Jovem” receberam na sexta-feira (20) a atividade de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

Conduzida pela equipe da Estratégia Saúde da Família “Sebastião Martins”, com a participação do NASF, a psicóloga Lorena Oliveira focou na necessidade de atenção especial com o bem-estar e a saúde mental dos adolescentes, reforçando sobre a importância da prevenção e da busca do auxílio profissional para identificar os fatores de riscos e oferecer apoio às famílias.

Para a Secretária de Saúde, Macela Leite, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar muitas vidas. “É necessário criar uma mobilização relacionada ao tema da saúde mental e do suicídio, lembrando sempre, que a conversa ainda é a melhor solução. As ações fazem parte do Setembro Amarelo, mas os cuidados devem ser durante todo o ano”, ressaltou.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.