Buscar

10/01/2021 às 14:49, Atualizado em 10/01/2021 às 15:00

BATAYPORÃ: Saúde começa com intervenções urgentes no Laboratório Municipal

Prefeito Germino Roz e secretária da pasta realizaram visita e discutiram estratégias para agilizar retomada dos serviços da unidade

Cb image default
Geladeiras domésticas são inadequadas e não suprem demanda do laboratório. Imagem: Jeferson Souza.

Os primeiros levantamentos sobre a situação do Laboratório Municipal de Batayporã apontaram um grande déficit de materiais e equipamentos básicos para a realização de exames. Dos cerca de 70 itens licitados ainda em 2020, mais da metade foram considerados como “desertos”, que é quando não há o comparecimento de empresas interessadas em disputar o certame, o que deveria implicar em uma republicação do edital de licitação ou revisão dos instrumentos convocatórios.

“Estamos sem condições de trabalho. Não podemos sequer cobrar dos profissionais porque realmente está faltando tudo no laboratório, até mesmo os reagentes”, explicou a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches. Conforme Letícia, em reunião e visita técnica com o prefeito Germino Roz (PSDB), foram traçadas estratégias para superar a crise.

“Precisamos começar pelo básico. Vamos promover uma nova licitação o mais rápido possível, assim que tivermos acesso aos instrumentos. Também vamos realizar o remanejamento e conserto dos aparelhos de ar-condicionado”, detalhou a gestora. Além de novos equipamentos, a exemplo de refrigerador e estufa, a estrutura do prédio também precisa de manutenção.

De acordo com o prefeito, exames comuns, como análise de urina, colesterol e triglicérides, não podem ser efetuados na unidade. “Nós pedimos a paciência e a parceria da população para colocar tudo em ordem. Nos próximos dias, vamos colocar tudo para funcionar com condições de trabalho e com dignidade”, afirmou durante a visita.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.