Buscar

12/12/2019 às 09:00, Atualizado em 11/12/2019 às 16:56

BATAYPORÃ: Profissionais da Atenção Básica são capacitados sobre coleta de preventivo

O treinamento teve como objetivo promover a humanização e o aperfeiçoamento profissional na coleta de material do exame preventivo.

Cb image default
Divulgação

Para atualizar os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Batayporã sobre coleta de citologia do colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu na última sexta-feira (6) uma capacitação direcionada aos enfermeiros, médicos e ginecologista da rede de Atenção Básica.

O treinamento teve como objetivo promover a humanização e o aperfeiçoamento profissional na coleta de material do exame preventivo. O Papanicolau é realizado para detectar alterações nas células do colo do útero que podem levar ao câncer. É reconhecido mundialmente como uma estratégia segura e eficiente para a detecção precoce de doenças.

Realizada na sede do Pronto Atendimento Médico (PAM), a capacitação foi ministrada pelo médico patologista Joaquim Costa Rosa, que orientou os responsáveis pela coleta, esclareceu dúvidas para posteriormente extrair resultados mais proveitosos através das amostras, que correspondem a 60% da qualidade do exame.

A Gestora em Saúde, Marcela Leite, destacou que o treinamento é fundamental para melhorar o atendimento das mulheres nas unidades de saúde. “Essa capacitação visa difundir maior conhecimento sobre a importância da coleta do material intravaginal, assim como o câncer do colo de útero, pois é importante sempre reciclar e colocar os novos dados e informações para eles”, explicou.

O exame - O exame de Papanicolau, que é indolor, simples e rápido, está disponível em todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.

É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.