Buscar

28/05/2020 às 14:29, Atualizado em 28/05/2020 às 17:31

BATAYPORÃ: Prefeitura retoma barreiras sanitárias neste sábado

Educação e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte farão ação educativa em apoio ao movimento “Maio Amarelo” durante bloqueio sanitário

Cb image default
Foto - Aline Leão

A Prefeitura de Batayporã, por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL), e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) irá realizar uma nova Barreira Sanitária para monitorar a entrada de veículos no município no próximo sábado (30).

O objetivo é orientar condutores e passageiros sobre o crescente aumento casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul, e coletar dados para monitoramento de pessoas que vem de outras localidades.

A ação também irá chamar a atenção para os cuidados e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, bem como para a questão da violência no trânsito, por meio do movimento “Maio Amarelo”, que neste ano tem como tema “PERCEBA O RISCO. PROTEJA A VIDA”.

A fiscalização no bloqueio será iniciada às 6 horas e se estenderá até à meia noite de sábado (30), nas principais entradas da cidade. Assim como nas duas últimas Barreiras Sanitárias, nos acessos pelas rodovias MS-276 e MS-134, as equipes estarão fazendo a checagem de motoristas e passageiros. Polícia Militar e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estarão auxiliando na iniciativa.

O coordenador de Vigilância Sanitária, Anderson Tolotti, explica que o sistema da Barreira funcionará da mesma forma que das outras vezes, onde os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, e Vigilância Sanitária farão a checagem dos condutores e passageiros dos veículos que adentrarem a cidade.

“Todas as pessoas serão submetidas a um questionário de verificação para sabermos a cidade de origem e destino. Os sintomáticos, que apresentam doenças respiratórias, deverão preencher um formulário para apresentação obrigatória ao serviço de saúde. Já as pessoas assintomáticas, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário por sete dias”, ressaltou Totlotti.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, acrescentou que “a medida tem por objetivo evitar que o novo Coronavírus se espalhe pelo município, já que durante os finais de semana a cidade recebe um maior número de visitantes que vêm de outras cidades”.

A Gestora lembrou ainda que, caso algum agente identifique alguma suspeita da doença, a pessoa será imediatamente encaminhada ao Pronto Atendimento Médico (PAM) para a averiguação do estado.

Importante ressaltar que a ação educativa em apoio ao movimento “Maio Amarelo”, cujo objetivo é fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito, será coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte.

“Devido as recomendações das autoridades de saúde pública em face a pandemia do coronavírus foi preciso nos reinventarmos para realizar a mobilização e levar conscientização às pessoas, e encontramos nas barreiras sanitárias a melhor forma de colocarmos o tema em pauta para a sociedade”, explicou a titular da SECEL, Sonia Nantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.