Publicado em 17/03/2020 às 15:03, Atualizado em 17/03/2020 às 16:35

BATAYPORÃ: Prefeitura prossegue com intervenções de limpeza em toda a cidade

A cada semana os serviços são realizados em localidades diferentes, conforme cronograma.

Redação,
Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), tem dado sequência às intervenções de limpeza e manutenção dos espaços públicos.

Como forma de manter a limpeza pública em dia e a segurança dos locais, os serviços de capinação, roçada, varrição, poda de árvores, limpeza de terrenos, recolhimento de galhos e outros materiais descartados irregularmente pela população, a cada semana são realizados em localidades diferentes.

A coordenação dos trabalhos é do Departamento de Serviços Urbanos. De acordo com o responsável pelo setor, Jorge Alberto (Boxexa), homens e maquinários entram em ação logo nas primeiras horas da manhã e se prolonga por todo transcurso do dia. “O procedimento intensivo de limpeza e manutenção atende ao que foi determinado pelo prefeito Jorge Takahashi para que se possa garantir mais qualidade de vida a população”, afirmou.

Nesta semana, a equipe estará atuando com serviços de limpeza na área do Paço Municipal, Avenida Antônia Spinosa Mustafá, complexo esportivo da Vila Maria Gonçalves da Silva, na área da Câmara Municipal, no barracão da Mecânica Municipal, na escola de Educação Infantil Benedita Figueiró de Oliveira Extensão, no complexo educacional do Assentamento São Luiz, recolhimento de entulhos, bem como no Cemitério Municipal com serviços hidráulicos.

Já foram contempladas as praças da vila José Mustafá, Nova Era, Napoleão Albuquerque (Praça da Escola Jan Antonin Bata), Atílio Monteiro da Rocha (Ginásio Poliesportivo Ernesto Magni Frugulli), do Ginásio Poliesportivo Frederico Kruger, Complexo Esportivo da Vila Nídio Boffo e o espaço no entorno da Lagoa do Sapo.

Também receberam as intervenções o Núcleo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a escola de Educação Infantil Benedita Figueiró de Oliveira Polo, a unidade de Estratégia Saúde da Família “Anorinda Marcelina”, as adjacências do prédio da Adeporã e o canteiro central da Avenida Brasil.

Complementando a ação de limpeza da cidade, outra equipe está empenhada na melhoria das vias urbanas com a realização da operação tapa-buracos. Para esses serviços foram utilizados mais seis mil quilos de massa asfáltica. Algumas das vias que receberam a ação foram parte das avenidas Brasil e Antônia Spinosa Mustafá, e das ruas João Antônio da Silva e Antônio Nunes da Costa (antiga Sergipe), ou seja, os pontos mais críticos.

Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente recebeu 600 sacos de concreto usinado. Com isso, os trabalhos de operação tapa-buracos serão intensificados.

O esgotamento de fossas sépticas também está sendo executado de forma emergencial pela equipe. Vale destacar que o serviço é realizado somente nas residências no entorno da Lagoa do Sapo, prejudicadas com as fortes chuvas, e que não receberam a ligação do sistema de esgoto sanitário.

O titular da pasta, José Carlos Calanca, ressalta que a força-tarefa de manutenção e limpeza é realizada de acordo com o cronograma previamente elaborado. “Todos os dias acompanhamos os trabalhos das equipes de limpeza. É bonito ver nossa cidade limpa, sendo cuidada pelo Poder Público, mas a população também deve dar sua parcela de contribuição”, enfatizou o secretário.