Buscar

11/07/2019 às 10:04, Atualizado em 10/07/2019 às 23:05

BATAYPORÃ: Obras de ampliação da rede de esgoto seguem em ritmo acelerado

As obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, que irão beneficiar vários bairros de Batayporã, estão em ritmo acelerado.

Cb image default
Divulgação

O empreendimento compreende a implantação de mais de 17.493,50 metros de rede coletora de esgoto, 1.543 ligações domiciliares e a construção de uma estação elevatória de esgoto bruto e linha de recalque. Executado pelo Governo do Estado, por meio da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a obra está orçada em R$ 4.592.479,66.

A ampliação da rede está sendo realizada após o repasse de recursos financiados pelo Programa Avançar Cidades, do Ministério das Cidades com a Caixa Econômica Federal. A nova estrutura será interligada à existente, aumentando a capacidade de tratamento de esgoto e contribuindo para a melhoria do meio ambiente e da saúde da população.

A expectativa é que até o mês de agosto o sistema de coleta e tratamento esteja operando, no qual irá conduzir o esgoto coletado na cidade até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A empresa vencedora do processo licitatório, Construtora Del Plata está trabalhando em ritmo acelerado na execução das ligações domiciliares que finalizadas, beneficiarão os moradores das vilas José Mustafá, Militar, Atílio Monteiro da Rocha, Cantidiano Duarte, Nídio Boffo e Antônia Nantes, residencial Benedito Schaefer, bairro Nova Era e parte da área central.

Nesta semana, o prefeito Jorge Takahashi acompanhado pelo presidente da Câmara, Cicero Leite, e pelo secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário, visitou as obras de construção da estação elevatória de esgoto bruto e linha de recalque.

Oportunidade em que o responsável pela empresa executora do empreendimento, Francisco Donizete Mendes, explicou todo o processo de funcionamento da estação elevatória, que desempenha um papel fundamental na captação de esgoto, efetuando o bombeamento do efluente para a lagoa de tratamento, e consequentemente transportando-o até a ETE.

O Chefe do Executivo, Secretário e Vereador aproveitaram a visita para cobrarem alguns reparos essenciais em relação a obra, a exemplo da compactação do pavimento de várias ruas que ficaram a desejar, entre outros transtornos, alvo de reclamações dos munícipes.

Para o prefeito Jorge Takahashi, o empreendimento irá melhorar a qualidade ambiental do município, beneficiando diretamente a população. “As obras de saneamento vão permitir solucionar uma problemática de vários anos no município, especialmente na região da Lagoa do Sapo. Investimentos que irão melhorar o desenvolvimento urbano, econômico e social, através da solução das deficiências dos serviços de saneamento básico no município e da redução dos problemas ambientais”, enfatizou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.