Buscar

04/12/2019 às 14:17, Atualizado em 04/12/2019 às 15:27

Batayporã mobiliza comunidade para a “Caminhada Passos que Salvam”

A edição 2019 contou com a participação de pessoas da comunidade que se uniram para chamar a atenção de pais e responsáveis que lidam com crianças e adolescentes.

Mais uma vez, Batayporã abraçou o projeto “Caminhada Passos que Salvam”, que é realizado anualmente pelo Hospital de Amor de Barretos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Nesta edição, a “Caminhada Passos que Salvam” aconteceu no dia 24 de novembro em todo país. A iniciativa ocorre, todos os anos, durante o último domingo do mês - data mais próxima do dia 23 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Em Batayporã, a mobilização foi realizada nesta segunda-feira (2) em razão das condições climáticas da última semana.

A edição 2019 contou com a participação de pessoas da comunidade que se uniram para chamar a atenção de pais e responsáveis que lidam com crianças e adolescentes, para que busquem conhecimentos sobre as características de alguns tumores e sintomas, que muitas vezes são confundidos com doenças comuns da infância.

Mais uma vez o apoio da Prefeitura de Batayporã, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e pessoas da comunidade garantiram a realização do evento.

Para a secretária de Saúde, Marcela Leite, eventos dessa natureza além de promover conscientização, proporciona momentos de integração e solidariedade entre a população. “Cada um que disse sim a essa importante causa e colaborou, seja com o Kit, seja com a ajuda na divulgação da Campanha, foram essenciais. Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”, frisou.

Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil - Ao sinal de alguma anormalidade, os pais devem levar seus filhos ao pediatra para avaliação. Na maioria das vezes, os sintomas estão relacionados a doenças comuns na infância, mas isso não deve ser motivo para descartar a visita ao médico. Por esse motivo, o conhecimento do profissional da saúde sobre a possibilidade de ser câncer é fundamental.

Os sinais e sintomas mais comuns da doença são manchas roxas pelo corpo, dores de cabeça, vômito, perda de peso, fraqueza e dores nos ossos, sintomas que parecem comuns na infância, podem ser confundidos com doenças que acometem crianças e adolescentes e também podem ser o primeiro sinal de que há algo errado acontecendo.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirma que em 2018, a estimativa era de 12.500 novos casos da doença e em 2015, tiveram 2.704 mortes de crianças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.