Buscar

09/05/2019 às 08:00, Atualizado em 08/05/2019 às 19:20

Batayporã lança “Maio Amarelo” com palestras e ações educativas

Na cerimônia de abertura, a titular da SECEL, Sônia Nantes, frisou que a educação no trânsito ainda é o melhor caminho para se buscar a redução de acidentes .

Cb image default
Divulgação

O mês de maio em Batayporã será marcado por uma série de ações educativas para promover a segurança no trânsito. Isso porque o Município está engajado na campanha “Maio Amarelo”, destinada a chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo mundo.

Lançado nesta terça-feira (7), em evento realizado na Câmara de Vereadores, o movimento chega a sexta edição e traz como tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (SECEL) e Departamento de Trânsito e Transporte (DMTT).

Na cerimônia de abertura, a titular da SECEL, Sônia Nantes, frisou que a educação no trânsito ainda é o melhor caminho para se buscar a redução de acidentes e demais transtornos envolvendo pedestres, ciclistas e motoristas. “O ‘Maio Amarelo’ é uma ação de conscientização e, mais do que isso, de respeito, educação e civilidade no trânsito. Somos todos responsáveis por um trânsito seguro. Que sejamos conscientes e as crianças sejam verdadeiramente agentes do trânsito”, disse.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Wilson Eduardo, destacou a importância da participação da sociedade para reduzir ainda mais o número de mortes em razão de acidentes. “Nesse mês de maio vamos intensificar as ações educativas para garantir que os futuros condutores tenham consciência sobre os cuidados necessários para um trânsito seguro”, afirmou.

O prefeito Jorge Takahashi, que está cumprindo agenda na Capital, foi representado pelo secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário, que em seu discurso enfatizou a relevância do movimento e da iniciativa da SECEL e DMTT em promover um trabalho de conscientização com aqueles que serão futuros condutores.

“O número de acidentes são alarmantes, e essa integração de sistemas com parcerias de trabalho e de conscientização, é fundamental para o resultado final. Que não somente no mês de maio, mas em todo o período escolar as crianças sejam realmente educadas para no futuro serem excelentes condutores”, disse.

A solenidade de lançamento da campanha também foi reforçada pela presença do comandante do Pelotão de Polícia Militar de Batayporã, 2º Tenente Doval Ferreira Garcia, e dos vereadores Cacildo Paião e Denise Pesqueira.

O evento contou com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino, que conferiram a peça teatral “Chapeuzinho Sinal Vermelho”, encenado por professores; apresentação cultural de alunos da escola Anízio Teixeira da Silva, denominado “Projeto Trânsito: Show das Poderosas”, e palestra ministrada pela assistente de atividades de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN/MS), Luciene Miranda.

A palestrante, caracterizada com a personagem “Sinalete”, abordou de forma dinâmica o tema da campanha 2019, atraindo a atenção dos pequenos estudantes.

Dentro da programação do Maio Amarelo, estão previstas ações de conscientização no comércio local e órgãos públicos, palestras, rodas de conversa, panfletagem, produção de textos e poemas, e manifestos. Tudo com foco na prevenção dos acidentes de trânsito na cidade.

Nesta quarta-feira (8), alunos da escola Anízio Teixeira da Silva estiveram no Paço Municipal, onde foram recepcionados pela primeira dama Cléia Valéria. Oportunidade em que entregaram um laço amarelo, símbolo do movimento, e afixaram em todos os setores da Prefeitura. Na sequência, os estudantes, acompanhados pela secretária Sônia Nantes e professores, visitaram o comércio local para mobilizar os comerciantes para discutir o tema e para promover a conscientização de um trânsito mais seguro.

Fonte: Assessoria de Comunicação PMB

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.