Publicado em 25/10/2019 às 16:40, Atualizado em 25/10/2019 às 16:41

Batayporã irá realizar mais um Mutirão de Limpeza para combate do mosquito Aedes aegypti

Mobilização tem início na próxima segunda-feira (28) e vai até o dia 8 de novembro. Caminhão de lixo passará recolhendo materiais que possam acumular água.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá promover mais uma edição do Mutirão de Limpeza para combate do mosquito Aedes aegypti. A ação tem início na próxima segunda-feira (28) e segue até o dia 8 de novembro.

A iniciativa tem como objetivo alertar a população sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika e chikungunya, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à sua proliferação. E também está alinhada ao Plano Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes aegypti.

Este ano, a mobilização conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), que cederá o caminhão de coletor de lixo e servidores para o trabalho de recolhimento de objetos que podem acumular água parada, ambiente propício para a formação de focos do mosquito transmissor da doença.

Segundo a secretária Marcela Leite, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias irão atuar no trabalho de orientação e a equipe da limpeza pública na retirada dos materiais. “Recomendamos a população a já deixarem separados na frente do imóvel os materiais para que as equipes da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente possam fazer a retirada. Pedimos também que a comunidade receba bem a equipe do mutirão e facilite o ingresso no imóvel para inspeção e aplicação de larvicidas”, frisou.

Uma das metas do mutirão desse ano é eliminar a maior quantidade possível de criadouros Aedes aegypti, pois com o forte calor que tem feito, há uma incidência maior na reprodução do mosquito, aumentando consideravelmente o número de focos, tendo inclusive a possibilidade de registro da doença no município.

A população deve ficar atenta aos horários que a equipe do mutirão irá passar nas residências, sendo no período das 7h às 13h. É importante esclarecer que os entulhos provenientes de reforma, construção e galhos de árvores não serão recolhidos.

O prefeito Jorge Takahashi destaca a necessidade de o poder público e a população redobrarem os esforços com o objetivo de reduzir os riscos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Em Batayporã, a Prefeitura realiza permanentemente o trabalho de limpeza das vias públicas da cidade, através dos serviços de capina, roçada e varrição, além do recolhimento de lixo doméstico. Mas diante do crescimento de casos das doenças causadas pelo mosquito Aedes em várias regiões do Brasil, precisamos reforçar o dever de casa em nosso Município, intensificando as ações de previsão contra a formação de focos que surgem em ambientes com água parada”, declarou o Chefe do Executivo.