Publicado em 27/08/2019 às 07:00, Atualizado em 26/08/2019 às 20:02

Batayporã inicia vacinação preventiva contra o sarampo

Crianças de seis a onze meses devem ser vacinadas contra o sarampo.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Atendendo recomendação do Ministério da Saúde de reforçar as ações contra o sarampo no Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã iniciou nesta segunda-feira (26), a vacinação contra o sarampo para crianças a partir dos seis meses a menores de um ano.

A recomendação é que todas as crianças, nessa faixa etária, sejam vacinadas devido ao aumento de complicações, hospitalizações e mortalidade causados pela doença. Dados apontam que nos últimos 90 dias foram confirmados 228 casos de sarampo em menores de um ano no Brasil, representando uma incidência de 38,3 por 100 mil habitantes.

Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país. A Tríplice Viral, que previne também contra rubéola e caxumba, deve ser evitada na vigência de febre.

A “dose zero” não substitui e não será considerada válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança. Assim, além dessa dose que está sendo aplicada, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela. A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida independentemente do planejamento de viagens para os locais com surto ativo do sarampo ou não.

As doses estão disponíveis na Sala de Vacinação, que fica situada na Estratégia Saúde da Família (ESF) Santa Luzia. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h. Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação.

A secretária de Saúde, Marcela Leite, reiterou a importância da vacinação, considerando a vulnerabilidade de casos graves e óbitos nessa faixa etária. “É preciso que todas as crianças na faixa prioritária sejam imunizadas contra o vírus do sarampo, considerando a possibilidade de trânsito de pessoas doentes para regiões afetadas e não afetadas, e independentemente de elas já terem ou não tomado a dose da vacina”, ressaltou.

Sarampo - O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave e contagiosa. Os principais sintomas são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pelo indivíduo doente ao tossir, falar ou respirar.

Fonte - Assessoria