Buscar

08/05/2019 às 08:30, Atualizado em 07/05/2019 às 22:10

BATAYPORÃ: Governo Municipal leva água a produtores rurais dos assentamentos São João e Mercedina

Ao assumir a Administração Municipal, o prefeito Jorge Takahashi comprometeu-se em viabilizar recursos para dar continuidade a implantação da rede de distribuição de água naquelas comunidades.

Cb image default
Divulgação

Os primeiros anos nos assentamentos São João e Mercedina foram marcados por muitas lutas, para a conquista de uma infraestrutura mínima que proporcionasse condições de vida e moradia às famílias e, para que aquela terra, até então ocupada com monocultura, passasse a produzir culturas básicas para alimentação.

Nos primeiros anos da implantação dos assentamentos, a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), perfurou dois poços artesianos na localidade, aumentando ainda mais a expectativa dos pequenos produtores, que sonhavam em ter uma área para o cultivo em grande escala. Por motivos desconhecidos, o tão esperado sistema de abastecimento de água não foi concluído.

Ao assumir a Administração Municipal, o prefeito Jorge Takahashi comprometeu-se em viabilizar recursos para dar continuidade a implantação da rede de distribuição de água naquelas comunidades.

Com o apoio da Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, deputada federal licenciada, o projeto orçado inicialmente em cerca de R$ 607 mil está avançando, e o tão sonhado acesso à água tratada deve chegar muito em breve às centenas de famílias dos assentamentos São João e Mercedina.

A implantação do sistema de distribuição de água está em fase de execução e integra um conjunto de obras importantes para impulsionar o desenvolvimento de Batayporã. A iniciativa visa fomentar a produção, democratizar o acesso à água e proporcionar mais qualidade de vida aos produtores.

Nesta segunda-feira (6), o prefeito Jorge Takahashi e o titular da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA), Sidney Olegário, acompanharam de perto o trabalho que está sendo realizado nas comunidades.

O Chefe do Executivo destacou que a iniciativa representa o empenho do Governo Municipal em trabalhar para corresponder aos anseios da população, principalmente das famílias que residem na área rural.

“A implantação desse projeto significa mudança da qualidade de vida de centenas de famílias que residem nessas comunidades, que terão água tratada e ainda poderão diversificar a produção ao implantar sistemas de irrigação por gotejamento, que demanda baixo volume de água. Por isso, fiz questão de conferir pessoalmente como está o andamento dessa importante obra e que irá mudar a vida dos produtores”, frisou Takahashi.

Olegário acrescentou que solucionar entraves como esse representa incremento na produção da agricultura familiar no município. “Acredito que a partir da existência de uma ação como essa do Governo Municipal, baseada na distribuição de água potável a esses produtores, criam-se condições para aumentar a produtividade, assegurar a permanência do homem no campo, e incrementar a renda familiar”, pontuou o secretário.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.