Buscar

18/11/2019 às 15:02, Atualizado em 18/11/2019 às 13:18

BATAYPORÃ: Governo Municipal faz balanço positivo do mutirão de combate ao Aedes aegypti

Mutirão de combate ao Aedes aegypti recolheu 20 caminhões de lixo.

Cb image default
Divulgação

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti “Cidade Limpa, povo feliz!”, realizado de 28 de outubro a 8 de novembro, em Batayporã, foi uma ação coletiva de sucesso absoluto. Isso porque o resultado proporcionou o recolhimento de 20 ‘caçambas’ de lixo nos quatro cantos do município.

A força tarefa foi encerrada com um café da manhã em reconhecimento ao excelente trabalho realizado por toda a toda equipe envolvida. O evento ocorreu na última semana na sede do Conselho Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Jorge Takahashi, da secretária de Saúde, Marcela Leite; e do secretário de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Sidney Olegário.

A Gestora em Saúde abriu o encontro agradecendo a todos os envolvidos na ação, equipes de saúde e da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente. “O resultado não poderia ter sido melhor, além do volume que foi recolhido e dos focos que foram encontrados, a ação permitiu passar orientações para a população, que já são feitas no dia a dia por nossos agentes comunitários de saúde e de endemias, mas que foram reforçadas com exemplos práticos”, disse.

Marcela aproveitou a ocasião para divulgar o resultado do mutirão. Ao todo, 2.200 imóveis foram visitados, sendo encontrados 30 criadouros do mosquito. Se comparado com o mutirão realizado no início do ano, houve uma redução de 67 focos. O alerta fica para os moradores que residem no centro da cidade, onde foram detectados a maior incidência de focos do mosquito.

Para o prefeito Jorge Takahashi, a ação marcou a união de esforços entre o poder público e a sociedade batayporaense na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. “O objetivo administração municipal foi mobilizar os moradores e alertar sobre a importância da participação de todos no combate contra as doenças”, frisou.

O Chefe do Executivo ratificou o empenho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. “O resultado alcançado é reflexo do trabalho que vem sendo realizado periodicamente pelos agentes de saúde e de endemias, que fazem um trabalho de formiguinha, de casa em casa, conscientizando as pessoas que não é só de responsabilidade da Prefeitura, mas de todos. Nós sabemos do empenho e do compromisso de vocês. Parabéns a todos e que continuem comprometidos com a saúde pública”, disse Takahashi.

Na mesma linha, o secretário Sidney Olegário parabenizou toda a equipe pelo trabalho, destacando que essa mobilização mostrou que a população está cada vez mais consciente que pode desempenhar um trabalho determinante para eliminar o Aedes aegypti.

O café da manhã também contou com a presença do coordenador da Vigilância Sanitária e Endemias, Anderson Tolotti; da coordenadora da Atenção Básica, Francielle Figueiredo, e do subsecretário de Saúde, Jair Barros.

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti resultou da união de esforços das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Obras, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente (SODETA).

A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre a importância de combater o transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, especialmente antes da chegada do verão, período mais favorável à sua proliferação. E também está alinhada ao Plano Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate ao vetor Aedes aegypti.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.