Buscar

05/12/2019 às 06:30, Atualizado em 04/12/2019 às 15:09

Batayporã encerra Campanha de Vacinação contra Sarampo superando meta

A primeira fase ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Cb image default
Foto - Aline Leão

O último dia do mês de novembro (30) foi marcado pelo “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Além de reforçar a segunda etapa de imunização, voltada para adultos de 20 a 29 anos, com esquema de imunização da tríplice viral incompleto, a mobilização encerrou a campanha.

O movimento foi tranquilo nas unidades de Estratégias Saúde da Família (ESF’s) “Santa Luzia” e “Santo Antônio”, que funcionaram em horário especial para receber o público-alvo da ação. A segunda etapa da campanha iniciou no dia 18 de novembro, e centenas de jovens procuraram as unidades de Saúde do Município para serem vacinados, mas um total de 47 estavam sem imunização ou com doses do calendário em atraso.

A primeira fase ocorreu entre os dias 7 e 25 de outubro, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Apesar da pouca procura, já que muitos estavam com o calendário vacinal em dias, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo imunizou cerca de 100 pessoas do público-alvo, entre crianças e jovens, em Batayporã. Mesmo assim, o Município superou a meta nacional, atingindo 101,69%.

Na primeira fase foram aplicadas 49 doses de vacina no Município. A campanha aconteceu no âmbito nacional e a maior preocupação estava nas crianças entre seis meses e menores de um ano, já que o sistema imunológico delas não está completamente formado, acabam evoluindo rápido para quadros mais graves quando contraem a doença.

"Com a campanha conseguimos nos certificar que esse público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de 6 a 11 meses se protegessem com a dose zero contra o sarampo", frisou a gestora em Saúde, Marcela Leite.

As doses da vacina tríplice viral continuam disponíveis em Batayporã nas duas salas de vacina, que ficam nas ESF’s “Santa Luzia” e “Santo Antônio”, já que faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do SUS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.