Publicado em 25/08/2021 às 14:00, Atualizado em 25/08/2021 às 14:46

Batayporã declara situação de emergência devido à seca

Com o instrumento jurídico, a Administração passa a ter mais celeridade nas ações de combate à estiagem

Redação,
Cb image default
Plantação de milho não resistiu à estiagem. Foto: Defesa Civil de Batayporã

A Prefeitura de Batayporã declarou situação de emergência em todo o território do município por meio do decreto n. 102, de 24 de agosto. A medida ficará em vigência por 180 dias e visa auxiliar o Poder Público na amenização dos impactos causados pela estiagem.

O decreto foi editado com base em parecer técnico da Defesa Civil de Batayporã, que apontou que a região não recebe chuvas consideráveis há mais de 120 dias. O cenário implica em prejuízos, principalmente na zona rural.

Com o instrumento jurídico, a Administração passa a ter mais celeridade nas ações de combate à estiagem, a exemplo da aquisição de materiais e equipamentos, bem como na mobilização de forças de trabalho.

“Nós já temos comunicado e solicitado apoio à Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e queremos agilizar os processos internos para auxiliar os produtores, que são os mais afetados por essa seca”, explicou o prefeito Germino Roz (PSDB).

Recentemente, a Prefeitura forneceu água em propriedades localizadas nos assentamentos do município. Nos locais mais críticos, foram abastecidas as caixas para o consumo nas residências e também os pontos para suprir os animais nos pastos. A partir de parceria com a Usina Laguna, o Executivo distribuiu bagaço de cana para auxiliar na alimentação do gado.

“São ações paliativas e que têm seu valor, mas estamos cientes que é preciso muito mais. Por isso buscamos caminhos para prestar um socorro efetivo aos pequenos produtores”, complementou Germino.