Publicado em 07/06/2019 às 10:00, Atualizado em 06/06/2019 às 16:18

BATAYPORÃ: Campanha convida batayporaenses a combater feminicídio

A iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Mulher.

Redação,
Cb image default
Foto - Bruno Seleguim

A violência sofrida pelas mulheres muitas das vezes leva a morte, prática classificada como feminicídio. A fim de discutir o grave problema, o município de Batayporã vai promover durante o mês de junho uma série de ações de mobilização.

A iniciativa realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU), em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Mulher, Secretaria de Assistência Social e Câmara de Vereadores, visa informar e conscientizar a sociedade civil sobre as formas de violência contra a mulher e suas consequências.

A ação é fruto da Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, que terá como foco três frentes: 1 – orientação de mulheres sobre serviços existentes e locais de ajuda; 2 – informação sobre atitudes agressivas e como elas violam os direitos das mulheres; e 3 – discussão sobre a necessidade de enfrentamento à violência contra mulheres.

A campanha foi aberta em Batayporã na segunda-feira (3), pela titular da CEMU, Célia Amaral, após sessão ordinária na Câmara Municipal. Oportunidade, em que ela destacou a importância de endossar o alerta quanto a segurança da vida das mulheres. “Não podemos nos calar, mas chamar todos os setores da sociedade a pensarem e discutir esse assunto conosco. Vamos continuar somando forças para proteger e dar suporte às mulheres vítimas de violência”, declarou.

Presente no ato, o Delegado de Polícia Civil, Filipe Davanso Mendonça, abordou o tema expondo situações de mulheres vítimas de abuso e violência, e fornecendo orientações de como identificar, reagir e proceder em casos de violência contra a mulher.

A abertura da campanha também foi reforçada pela presença da titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leia Maria; pelo juiz da Comarca de Batayporã, Aldrin de Oliveira Russi, e por equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

A campanha “Combater o feminicídio tem a ver com todos nós!” contará com atividades de mobilização em espaços públicos por meio de panfletagens, palestras, rodas de conversa e, ainda, divulgação na rádio local.

Célia ressalta que a campanha é a culminância de diferentes ações desenvolvidas durante o ano no município. “As ações da campanha corroboram as atividades de prevenção e combate à violência que já vem sendo realizada pela Coordenadoria Especial da Mulher”, observou.