Publicado em 12/08/2020 às 08:00, Atualizado em 12/08/2020 às 11:15

BATAYPORÃ: Biblioteca Municipal e Memorial são entregues pelo prefeito Jorge Takahashi

Nominada ”José André dos Santos”, a biblioteca faz uma homenagem ao saudoso professor, falecido em 2002, que era muito querido e reconhecido na comunidade batayporaense.

Redação,
Cb image default
Nominada ”José André dos Santos”, a biblioteca faz uma homenagem ao saudoso professor, falecido em 2002, que era muito querido e reconhecido na comunidade batayporaense.Foto - Leonardo Kissy

A administração do prefeito Jorge Takahashi escreveu nesta terça-feira (11) mais um belo capítulo no seu livro de compromisso com a Educação de Batayporã, ao inaugurar a Biblioteca Municipal. Uma obra de grande relevância para o contexto do conhecimento.

Nominada ”José André dos Santos”, a biblioteca faz uma homenagem ao saudoso professor, falecido em 2002, que era muito querido e reconhecido na comunidade batayporaense.

Todo o acervo que antes ficava no prédio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer estará unificado na nova sede e é composto por obras de literatura infanto-juvenil, livros escolares, contos, cultura popular, dentre outros.

O equipamento tem o objetivo de desenvolver iniciativas na interação entre as páginas impressas e os novos meios de eletrônicos, auxiliando, assim, na riqueza do desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da cultura.

O descerramento da placa, momento de muita emoção para todos os que acompanhavam o ato e de maneira especial para os filhos do saudoso José André dos Santos, que relembraram a trajetória e a contribuição do pai para a educação do município.

Para o prefeito Jorge Takahashi, a leitura é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e considera a entrega da Biblioteca uma das principais obras da gestão. “Inaugurar uma biblioteca com todo esse acervo em tempos de rede social é um grande desafio. Porém, nosso desejo é ver os alunos aqui, pesquisando e extraindo o melhor. Investir em educação é uma das melhores formas de cuidar do futuro da cidade”, pontuou.

A secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sonia Nantes, relatou que desde que assumiu a pasta desejou um espaço específico para abrigar o acervo. “Hoje estou imensamente feliz por termos conseguido inaugurar esse espaço, embora não esteja como desejamos, pois ainda almejamos instalar computadores para atendermos melhor nossa comunidade”, frisou.

Sobre o homenageado, a Gestora não dispensou adjetivos. “Trabalhei com o professor José André e pude constatar seu amor pela profissão, o mesmo é lembrado pelos profissionais da secretaria escolar como o professor dos diários impecáveis, e pelos amigos de profissão como um ser humano exemplar e dono de uma caligrafia perfeita”, afirmou.

Márcio José dos Santos, filho do homenageado, em seu discurso trouxe o sentimento de gratidão em nome de toda a família e destacou que esse reconhecimento é fruto do que o pai plantou enquanto vivo. “Com certeza meu pai está em festa no céu com essa homenagem. José André foi um grande pai, amigo, aconselhador, o herói da família e, sempre dedicado com seus alunos e coeso em seus ensinamentos. Estamos lisonjeados por essa homenagem a esse homem gigante que ele foi. Somos gratos por vermos nosso pai fazer parte da história de Batayporã”, ressaltou.

Cb image default
Inauguração do MemorialFoto - Leonardo Kissy

Memorial – O prefeito Jorge Takahashi também oficializou a entrega do Memorial da Escola Municipal Professora Bernadete Teixeira, no assentamento São Luiz, fazendo desse pequeno gesto uma maneira de não deixar a história da escola e dos que por lá passaram, como professores, funcionários, diretores, coordenadores e alunos, caia no esquecimento.

O equipamento conta com acervo de fotos e vídeos e outros materiais que registram alguns momentos da história da escola.

A Secretária Sonia destacou que a ideia de criar o Memorial partiu do vereador Samuel Macedo, e com o respaldo do prefeito Jorge Takahashi foi possível concretizar. “O nobre vereador Samuel lutou incessantemente para que a Escola Municipal Professora Bernadete Teixeira permanecesse funcionando, mas infelizmente por ter poucos alunos foi preciso extinguir. No entanto, o vereador teve a brilhante ideia e solicitou a que história não fosse esquecida e que se fizesse um memorial em homenagem àqueles que por ali passaram”, revelou.

Cb image default
Foto - Leonardo Kissy