Buscar

26/03/2020 às 08:30, Atualizado em 25/03/2020 às 19:50

Batayporã adota horário diferenciado nas unidades de saúde como estratégia contra o Covid-19

Com a mudança as unidades de Estratégia Saúde da Família passarão atender das 7h às 19h

Cb image default
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde adotou mudanças no atendimento das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Batayporã, por conta da situação de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e devido ao início da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

As medidas adotadas visam reduzir a circulação de pessoas nas ESF´s nas próximas semanas, bem como garantir a saúde e integridade dos idosos, que são o público-alvo da primeira fase da mobilização, e pertencem ao grupo de risco do Covid-19.

As mudanças no atendimento são temporárias e seguem recomendações do Ministério da Saúde para assegurar o bem-estar de pacientes e profissionais da saúde.

A partir desta quinta-feira (26), as unidades de Estratégia Saúde da Família “Anorinda Marcelina” e “Sebastião Martins de Oliveira” irão funcionar das 7h às 19h, ininterruptamente, para atendimento médico e enfermagem.

Nas ESF´s “Santa Luzia” e “Santo Antônio”, o atendimento será voltado para a imunização do grupo da primeira etapa da campanha contra a Influenza, bem como para a realização de especialidades médicas. O horário de funcionamento será das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Vale lembrar que, os usuários da área de abrangência da ESF “Santa Luzia” serão atendidos na “Anorinda Marcelina”, e os pacientes da ESF “Santo Antônio” receberão atendimento na unidade de saúde “Sebastião Martins de Oliveira”.

Já a ESF “São Luiz” irá funcionar normalmente das 7h às 13h. No entanto, conforme avaliação da enfermeira da unidade o paciente deverá ser encaminhado para a ESF “Sebastião Martins de Oliveira”.

Estudos científicos indicam que a transmissibilidade do Covid-19 ocorre primariamente por pacientes assintomáticos. Portanto, a diminuição da aglomeração de pessoas é fundamental para diminuir ou conter a transmissibilidade do vírus.

“Todas as medidas adotadas fazem parte do Plano de Contingenciamento contra o Covid-19 e são necessárias para prevenir ao máximo a contaminação e propagação desse vírus. Pedimos a compreensão da comunidade e reforçamos que a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, está trabalhando incansavelmente para garantir a assistência adequada para todos”, afirmou a Gestora em Saúde, Marcela Leite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.