Buscar

27/10/2023 às 09:30, Atualizado em 26/10/2023 às 17:16

BATAGUASSU: Em crise financeira, prefeitura atrasará em 20 dias o salário de médicos

Profissionais que ainda não receberam pagamento são contratados como pessoas jurídicas

Cb image default
Parte dos médicos atua no Pronto-Socorro de Bataguassu (Foto: Divulgação/Cenário MS) 

Em Bataguassu, o atraso de 16 dias no pagamento do salário de médicos contratados pela prefeitura preocupa, diante de crise financeira já admitida pelo prefeito Akira Otsubo (MDB) no mês passado. A previsão é que o pagamento seja realizado só no dia 30 deste mês, segundo o Campograndenews.

A maioria desses profissionais atua no pronto-socorro e ambulatório do município de forma fixa ou no regime de sobreaviso, sendo contratada como pessoa jurídica por prazo determinado. Os médicos afirmam não terem recebido o pagamento referente aos dias trabalhados em setembro. Os valores deveriam ter sido depositados até o último dia 10.

Como protesto, as consultas com especialistas como ginecologistas contratados, por exemplo, já não são feitas na cidade e nem podem ser agendadas para os próximos dias. A informação foi transmitida pelos próprios médicos à Câmara Municipal, segundo o vereador Cleyton Rodrigo da Silva (Podemos). Eles preferem não ser identificados para evitar retaliações.

Os vereadores falaram do atraso em sessão na Casa de Leis municipal na última segunda-feira (23). Além disso, pediram justificativas e providências da prefeitura para sanar mais problemas relacionados à saúde pública de Bataguassu. O secretário de Saúde do município, Helder Augusto Lopes, não comentou a situação envolvendo o pagamento, mas enviou resposta às demais questões.

O presidente da Câmara, Mauro de Souza, o "Maurício do VX" (PSDB), se reuniu com o prefeito e secretário após isso e foi informado que os salários seriam depositados até sexta-feira (29). A previsão foi alterada, no entanto.

A prefeitura se manifestou somente via assessoria de imprensa, negando interrupções no atendimento e no agendamento. Afirma ainda que não existe atraso legal dos salários, já que cláusula contratual prevê que as notas fiscais emitidas por fornecedores sejam quitadas em até 30 dias, inclusive os médicos contratados como pessoas jurídicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.