Buscar

18/04/2023 às 12:54, Atualizado em 18/04/2023 às 15:57

Bataguassu decreta situação de emergência após temporal

Acumulado de chuva nas últimas 72 horas atingiu 114,8 milímetros e causou vários estragos na cidade

Cb image default
Divulgação Defesa Civil

Bataguassu, ainda vive as consequências do temporal que começou na quinta-feira (13) e continua a castigar a cidade. Nesta terça-feira (18), a prefeitura municipal decretou situação de emergência. Entre os prejuízos estão casas destelhadas, regiões sem energia, postes caídos, árvores derrubadas e buracos em rodovias.

Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), em duas horas, a chuva chegou a 84,8 mm na cidade. O total acumulado nas últimas 72 horas foi de 114,8 mm.

Na sexta-feira (14) foram registradas 7,7 mil descargas elétricas no município. O temporal deixou seis postes caídos e os raios romperam cabos e queimaram transformadores. Até a cobertura da base da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do antigo posto Sabiá ficaram destruídos.

Nesta segunda-feira (17), as chuvas voltaram a causar transtornos. Sem energia, os atendimento em órgãos públicos da cidade tiveram que ser suspensos. Depois da tempestade houve uma força-tarefa de limpeza e manutenção nas ruas e residências.

Ainda na segunda, o coordenador da Defesa Civil de Bataguassu, Márcio Deknes, disse que para suprir as demandas emergenciais seriam necessários 100 telhas de 3,66 m x 1,10. "As pessoas se mobilizaram, fizeram a limpeza, a prefeitura montou uma força-tarefa, esse mutirão continua na terça".

Outros estragos - Além disso, a MS-395 teve buraco aberto pela força das águas. A via está sinalizada com galhos e faixas no sentido Bataguassu. O trecho liga o município bataguassuense a Brasilândia. "Esse problema é quase dentro da cidade", ressalta o coordenador da Defesa Civil.

O Cemitério Municipal também foi danificado com a queda de árvores e degradação de túmulos. Nos assentamentos e nas demais áreas rurais, a situação não foi diferente com problemas de tráfego nas estradas e falta de abastecimento de água no Assentamento Santa Paula. - Com informações do Campograndenews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.