Publicado em 23/07/2020 às 13:00, Atualizado em 23/07/2020 às 10:48

BATAGUASSU: Centro de Hemodiálise equipado com recursos trabalhistas vai atender pacientes da região

A unidade ganhou o nome de uma paciente de Bataguassu que morreu em um acidente de trânsito ao voltar de um procedimento de hemodiálise no município de Três Lagoas.

Redação,
Cb image default
Centro de Hemodiálise "Dolores Sanches Dias" será inaugurado na próxima sexta-feira (24)

Moradores de Bataguassu que precisavam viajar 600 km, em média, para fazer hemodiálise em municípios vizinhos, agora contarão com o serviço "em casa". Isso porque, a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho doaram cerca de R$ 1 milhão para equipar o Centro de Hemodiálise "Dolores Sanches Dias", que será inaugurado na próxima sexta-feira (24).

A unidade ganhou o nome de uma paciente de Bataguassu que morreu em um acidente de trânsito ao voltar de um procedimento de hemodiálise no município de Três Lagoas. O acidente aconteceu no dia 28 de junho de 2019, na MS-395, quando o veículo da Prefeitura de Bataguassu, que transportava quatro pessoas, sendo duas pacientes de hemodiálise e duas acompanhantes, filhas das pacientes, bateu na traseira de um caminhão. As quatro mulheres morreram no local e os motoristas sobreviveram.

A secretária municipal de Saúde explica que o centro já estava sendo construído quando houve o acidente. "A gente tem essa preocupação com a segurança dos pacientes. Implantamos várias especialidades no município para tirar as pessoas da estrada, para serem atendidas aqui, mas infelizmente não deu tempo. Essa é uma homenagem para ela", afirma Maria Angélica Benetasso.

O local foi construído e equipado sem gastar dinheiro público. A obra foi realizada com recurso proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) e a Prefeitura de Bataguassu. A construção faz parte das medidas de compensação ambiental pela Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta - também chamada de Porto Primavera, no Rio Paraná, na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.

No entanto, faltavam equipamentos e o mobiliário para atender os pacientes. O pedido de doação foi feito por meio de um ofício enviado à Vara do Trabalho de Bataguassu. Com o parecer favorável do Ministério Público do Trabalho (MPT/MS), o Juiz do Trabalho Antônio Arraes Branco Avelino autorizou o repasse de R$ 1.086.276,00 para equipar o serviço de hemodiálise no município. O valor é referente à última parcela do acordo por dano moral coletivo firmado com o Marfrig Global Foods em decorrência de um acidente que matou quatro trabalhadores e deixou dezenas feridos, no curtume da cidade, em 2012.

"Impõe-se reconhecer que o projeto apresentado pelo Município de Bataguassu irá atender, não somente a população de Bataguassu, mas também de Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Brasilândia-MS, razão pela qual a destinação pretendida se ajusta perfeitamente ao que dispõe a legislação, no sentido de reparar a comunidade afetada e resultará como salientado pelo MPT - em benefícios a toda população, ou seja, atende ao interesse social de Bataguassu e das cidades circunvizinhas", assegurou o juiz Antônio Arraes.

O Centro de Hemodiálise "Dolores Sanches Dias" terá 10 máquinas para realização de hemodiálise, sistema de tratamento de água, equipamentos médicos hospitalares e mobiliário para atender até 60 pacientes de Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia e Nova Andradina.

Os pacientes renais desses municípios precisavam viajar três vezes por semana para buscar atendimento em Três Lagoas, Paranaíba ou Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Devido à distância, eles se sentem ainda mais cansados e gastam quase o dia todo em função da realização da diálise, já que só o procedimento de saúde leva em média três horas. Atualmente, 20 pessoas desses quatro municípios se deslocam para receber atendimento. Só Bataguassu, tem nove pacientes de hemodiálise. Com a implantação da clínica, eles poderão diminuir o tempo gasto no trajeto e o cansaço, proporcionando mais qualidade de vida.

Segundo a Prefeitura de Bataguassu, o Centro de Hemodiálise "Dolores Sanches Dias" terá 549,19 metros quadrados de área construída compreendidos por recepção, banheiros com acessibilidade, vestiários, arquivo, sala para consultório médico, sala multidisciplinar, copa para paciente, sala de treinamento para diálise peritoneal, sala de emergência, sala para implante de cateter, sala de paramentação, sala de confecção de fístula, almoxarifado, sala de recuperação, rouparia, posto de enfermagem, salas para pacientes (sorologia positiva e negativa), posto de enfermagem, sala para acondicionamento de dialisadores, sala para processamento de dialisadores, entre outros espaço.

Com informações TRT/MS