Publicado em 13/05/2020 às 07:30, Atualizado em 12/05/2020 às 19:11

Barreiras Sanitárias realizaram mais de mil abordagens em um único dia

A ação de orientação e prevenção ao Covid-19, ocorreu simultaneamente nas principais entradas da cidade, nas rodovias MS-276 e MS-134, incluindo o Porto São José.

Redação,
Cb image default
Foto - Marcos Donzeli

A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizou mais um trabalho de monitoramento das pessoas que entraram no município no último sábado (9), véspera do Dia das Mães, através de barreiras sanitárias montadas nas principais entradas.

A ação de orientação e prevenção ao Covid-19, ocorreu simultaneamente nas principais entradas da cidade, nas rodovias MS-276 e MS-134, incluindo o Porto São José. Da mesma forma que aconteceu no feriado do Dia do Trabalhador, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte entraram em ação fazendo a checagem de motoristas e passageiros, com o auxílio da Polícia Militar, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em menos de 24h da realização do bloqueio sanitário foram efetuadas 1.039 abordagens de veículos, sendo 20 vindos de diferentes cidades sul-mato-grossenses e estados de São Paulo e Paraná. Se computado a quantidade de pessoas dentro de cada veículo, o número chega a 1.179 indivíduos atendidos.

Cb image default
Barreira no Porto São José.Foto - Marcos Donzeli

No ranking dos visitantes que adentraram Batayporã no sábado, Nova Andradina fica novamente no topo com 644 veículos. Seguido pela zona rural/Batayporã (101), Taquarussu (14), Porto São José/SP (14), Anaurilândia (13), Ivinhema (9), Campo Grande (7), Paranavaí/PR (6), Maringá/PR (5) e Nova Londrina/PR (4).

A secretária Marcela Leite participou ativamente da iniciativa juntamente com o coordenador de Vigilância Sanitária, Anderson Tolotti, e as equipes que trabalharam em turnos rotativos na orientação e fiscalização dos acessos.

“O objetivo primordial da barreira é fazer o controle de pessoas que chegam de outros municípios. Em contrapartida, notamos que em um dia de barreira computamos a entrada de muito mais veículos em nossa cidade se comparado com a última barreira que realizamos em dois dia. Observamos ainda que a grande maioria das pessoas abordadas são moradores de Nova Andradina e da zona rural de nossa cidade, e nesse caso, os orientamos sobre a importância do uso de máscara bem como o isolamento social”, afirmou a Gestora.

“Nós da Vigilância Sanitária, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde buscamos cumprir integralmente as determinações do Executivo Municipal e do Estado, para que Batayporã não volte a registrar casos de coronavírus”, completou Tolotti.

Fonte - Assessoria