Buscar

23/02/2020 às 13:04, Atualizado em 23/02/2020 às 13:28

Após pedido do MPMS, município de Angélica é obrigado a providenciar instituição de abrigo

Conforme consta nos autos, até o final de 2019, por força de convênio, a entidade privada sediada em Ivinhema recebia os menores acolhidos.

Cb image default
Divulgação

Após pedido do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Promotor de Justiça em substituição legal Allan Thiago Barbosa Arakaki, a Juíza de Direito Bruna Tafarelo concedeu liminar para obrigar o Município de Angélica a providenciar, no prazo de 90 dias, instituição adequada para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, sob pena de multa diária de R$ 400,00 (quatrocentos reais).

Foi instaurado, no âmbito da Promotoria de Justiça, inquérito civil para apurar a omissão do Município em providenciar dependências para a realização de acolhimento de crianças e adolescentes, após o encerramento do vínculo contratual que possuía com a Associação Cantinho Bem-Me-Quer.

Conforme consta nos autos, até o final de 2019, por força de convênio, a entidade privada sediada em Ivinhema recebia os menores acolhidos. Porém, o elo contratual foi encerrado em razão de divergência acerca dos valores dos repasses periódicos.

De acordo com o Promotor de Justiça, foi emitida uma recomendação no bojo do procedimento instaurado para que a municipalidade providenciasse dependências adequadas para a realização de eventuais acolhimentos. Contudo, não foi apresentada resposta dentro do prazo.

Posteriormente, a Promotoria de Justiça pleiteou, a título liminar, que o Município fosse compelido a providenciar estrutura adequada para receber os menores decorrentes do acolhimento institucional, com estrutura mínima de funcionários para tanto.

Em sua fundamentação, a Magistrada declarou que a probabilidade do direito decorre do art. 227 da Constituição Federal e do art. 88, I, do ECA, enquanto o periculum in mora advém da situação de percalços sofridos pelo Conselho Tutelar para o encaminhamento de menores em casos acolhimento institucional.

Por Assecom MPMS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.