Buscar

27/07/2017 às 14:30, Atualizado em 27/07/2017 às 12:22

ANAURILÂNDIA: Pesquisadores em conservação de solo e irrigação visitam município

O trabalho pautou a possível elaboração de projeto para implementação de uma lei municipal que preconize a manutenção e conservação das estradas municipais rurais.

Cb image default
Foto: Divulgação

As estradas rurais são extremamente importantes dentro de um município no aspecto econômico, social e ambiental, pois, através delas, as famílias que precisam de acesso à zona urbana transitam, os veículos com diversas finalidades trafegam, e, é por onde acontece o escoamento da produção agropecuária oriunda do município. Porém, as más condições dessas estradas vicinais podem interferir na dinâmica de transporte de todos os que necessitam percorrer pelas mesmas.

Atentos a esses problemas é que foram realizadas vistorias técnicas nas estradas rurais do município de Anaurilândia, pelos pesquisadores da Agraer – Agência de Desenvolvimento os João Cupertino e Ari Fialho Ardenghi (engenheiros agrônomos), juntamente com o secretário de Agricultura Fernando Tacca e o técnico da Agraer local Daniel Rocha.

O trabalho pautou a possível elaboração de projeto para implementação de uma lei municipal que preconize a manutenção e conservação das estradas municipais rurais. A medida visa resolver ou evitar problemas como erosão, enxurradas por conta das chuvas, buracos por falta de escoamento da água e carreamento de terra para os cursos d’água que pode desencadear a degradação do meio ambiente.

A vistoria observou os riscos de problemas como erosão, enxurradas por conta das chuvas, buracos por falta de escoamento da água e carreamento de terra para os cursos d’água que pode desencadear a degradação do meio ambiente.

“Com a implantação de um projeto de Lei que vise à manutenção e conservação das estradas de responsabilidade de todos os envolvidos – produtores rurais tradicionais, de assentamentos e poder público, garantirá maior qualidade de infraestrutura. Isso facilita o escoamento da produção e a circulação de bens dentro do próprio município, proporcionando assim, maior comodidade, segurança e viabilidade de todos os que necessitam utilizar as estradas rurais”, explicou o pesquisador Ari Fialho.

A reunião foi apenas o pontapé inicial dos trabalhos. “A próxima visita ainda será agendada para prosseguir com as atividades de conservação das estradas através do trabalho em micro bacias”, pontuou a zootecnista e coordenadora da Agraer do Município, Mírian Carla Brito.

Fonte - Assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.