Publicado em 20/02/2026 às 09:29, Atualizado em 20/02/2026 às 11:32

2ª vez Selo Ouro em Alfabetização, Batayporã distribui novas apostilas aos alunos do Ensino Fundamental I

Investimento com recursos próprios do município supera R$ 477 mil e contempla turmas do primeiro ao quinto ano com coleção pedagógica completa da Editora FTD

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), iniciou nesta quinta-feira (19) a distribuição do novo material pedagógico das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Anízio Teixeira da Silva (Polo e Extensão). A ação reforça a política de investimentos maciços em alfabetização e letramento adotada pela Rede Municipal, reconhecida recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) com o Selo Ouro no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, pela segunda vez.

O novo kit de apostilas, editado pelo Grupo FTD Educação, contempla mais de 750 estudantes. O material é composto por livro de educação financeira, livros paradidáticos (quatro livros literários), apostila de caligrafia, apostilas de língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia, além do material destinado aos professores.

Nos próximos dias, os estudantes receberão nas escolas os kits de uniformes e materiais escolares. O conjunto de uniformes é composto por short, short-saia, camiseta, camiseta de manga longa, jaqueta de inverno e tênis. Já o kit de material escolar inclui garrafa d’água, mochila, estojo e itens clássicos como lápis, lápis de cor, borracha, régua, tesoura, cola, cadernos, entre outros.

Para o prefeito Germino Roz, o acesso dos alunos e professores às apostilas FTD representa um marco para a educação municipal. “É uma coleção completa, alinhada ao currículo do MEC, presente em escolas de altíssimo nível de desempenho. Proporcionar isso à comunidade significa promover uma base sólida, com suporte para as crianças e professores”, analisou o chefe do Executivo.

O evento recreativo de entrega contou com os responsáveis pelos estudantes, comunidade escolar e reuniu autoridades locais. Além do sorteio de brindes, as crianças se divertiram com brincadeiras, atrações das Oficinas Culturais da Secel e receberam pipoca e algodão-doce. “É uma dinâmica lúdica para que as crianças pensem no material com carinho, como algo importante para elas. Queremos que elas se lembrem e valorizem essa entrega”, complementou o prefeito.

Selo Ouro em Alfabetização

O Ministério da Educação divulgou no início do mês os resultados da segunda edição do Selo do Compromisso Nacional pela Criança Alfabetizada. Segundo o órgão, o Selo tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de focar na recuperação das aprendizagens das turmas de 3º, 4º e 5º anos afetadas pela pandemia.

O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional — considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero —, a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.

Novamente, Batayporã obteve classificação Ouro, a mais elevada entre os parâmetros analisados pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

A secretária de Educação, Fernanda Scarlat, destacou a conquista. "Receber o Selo Ouro pela segunda vez comprova que estamos no caminho certo. Esse resultado é fruto do trabalho comprometido da nossa equipe, aliado aos investimentos contínuos na Rede Municipal — desde a formação dos professores até a infraestrutura das escolas e a oferta de materiais de qualidade. Buscamos garantir que cada criança tenha as melhores condições para aprender e se desenvolver", pontuou.

Cb image default
Divulgação