Buscar

23/10/2023 às 15:30, Atualizado em 23/10/2023 às 14:15

1° Encontro da Agricultura Familiar de Anaurilândia contribui para desenvolvimento dos pequenos produtores da região leste de MS

O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e o diretor executivo Beto Carvalho, participaram do evento

Cb image default
Divulgação

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), promoveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Anaurilândia, o 1° Encontro da Agricultura Familiar, nesta quinta-feira, dia 19, no Clube Municipal. 

O evento contou com a participação de autoridades e pequenos produtores de Angélica, Nova Andradina, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia.

O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e o diretor executivo Beto Carvalho, participaram do evento. Também estiveram presentes o coordenador regional de Nova Andradina, Sandro Polloni, a coordenadora municipal de Anaurilândia, Mirian Carla Brito, e demais servidores da Agraer que trabalham nos escritórios da Regional Nova Andradina.

“A agricultura familiar será fundamental para tirar o país do mapa da fome. Aquilo que nós comemos no dia a dia, peixe, hortifruti, arroz, feijão, mandioca, frutas, majoritariamente vem da produção do agricultor familiar. [...] Agradeço aos técnicos da Agraer, que mesmo com os desafios que nós temos, fazem todo o esforço possível para atender aos pequenos produtores e realizar eventos como este”, destacou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, na abertura do 1° Encontro da Agricultura Familiar de Anaurilândia.

“Participar dos eventos promovidos pela Agraer e pelos parceiros nos municípios demonstra a força que a nossa instituição tem na agricultura familiar do Estado. Força essa que é essencial para os produtores, como ficou marcado na fala de muitos aqui no Encontro. Se não fosse os técnicos da Agraer, muitos perderiam a produção por falta de orientação. E quanto mais extensão rural, maior a produtividade da agricultura familiar”, pontuou o diretor-executivo da Agraer, Beto Carvalho.

A programação do evento contou com as palestras “Produção de mandioca”, com o pesquisador da Embrapa e representante do MAPA, Marco Antônio Sedrez Rangel; “Agroindústria - Prove”, com a economista doméstica Mariana Marques Corrêa, do Setor de Agroindústria da Agraer; “Previdência Rural”, com a assistente social Mayara Firmino, da Agraer Regional de Nova Andradina; “Tecnologia da Pulverização Aérea - Drone”, com Matheus Camilo, da Farm Solution Drone; “Fortalecimento do Associativismo/Cooperativismo”, com João Vitor e Fabrício Rodrigues, do Sistema OCB/MS.

Para o coordenador regional da Agraer em Nova Andradina, Sandro Polloni, além de possibilitar o acesso a informações relevantes e tecnologias do campo, o encontro promove a integração entre os pequenos produtores de Anaurilândia e região.

“Inserimos palestras que se complementam e abordam temas de interesse dos agricultores familiares. É um trabalho em parceria com a Prefeitura Municipal de Anaurilândia e decidimos abrir para todos os produtores aqui da região porque o intercâmbio de informações e a troca de experiências entre assentados de diferentes municípios também é muito importante”, pontuou.

O produtor Valdionor Souza Duarte, do Assentamento São Tomé, localizado em Santa Rita do Pardo, destacou a importância do evento e da assistência prestada pela Agraer em Mato Grosso do Sul. “Eu já estava desanimado de plantar mandioca, mas nesse encontro descobri porque não deu certo o nosso projeto. Tem todo um cuidado, uma técnica que nós não tínhamos conhecimento e agora podemos fazer da forma correta. [...] A Agraer tem um trabalho fundamental e uma parceria que nos permitiu ter acesso a equipamentos que nos auxiliam na produção”, relatou o agricultor familiar.

Também participaram do evento o prefeito de Anaurilândia Edinho Takazono; o presidente da Câmara Municipal, Rafael Hamamoto; a secretária de Assistência Social, Luzia Takazono; o secretário de Agricultura, Élcio Moraes; o vereador Jorjão; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Elizeu Muchon; o presidente da Associação dos Produtores Rurais do PA Esperança, Rosalvo Motta; e outros convidados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.