Publicado em 20/03/2017 às 17:01, Atualizado em 20/03/2017 às 17:36

União Europeia suspende importação de carne e afeta 22 frigoríficos de MS

A JBS Foods possuem 22 unidades em Mato Grosso do Sul e também aparece na investigação da operação 'Carne Fraca'.

Redação,

Após vir a tona grande esquema de venda de autorizações ilegais para comercialização de carnes impróprias para consumo, as empresas flagradas na Operação Carne Fraca já começaram a ter prejuízos, pois a União Europeia decidiu nesta segunda-feira (20), que vai suspender a importação de carne de todas as empresas brasileiras envolvidas na operação Carne Fraca.

Só em Mato Grosso do Sul, a JBS Foods atua em nove cidades, com 22 unidades, que também devem ser afetadas, já que a investigação aponta a liberação da venda de carnes vencidas e produtos com adição de elementos químicos cancerígenos, destacando ainda, casos como a adição de papelão em lotes de frango.

Além da União Europeia, os governos da China e do Chile já demonstraram que possuem intenção de barrar temporariamente a entrada de toda carne brasileira. De acordo com a Comissão Europeia, o bloco "garantirá que quaisquer dos estabelecimentos implicados na fraude sejam suspensos de exportar para a UE", disse um porta-voz.

Segundo o portal Uol, o porta-voz também disse que o escândalo não terá impacto nas negociações de livre-comércio em curso entre a União Europeia e o Mercosul. As autoridades europeias vinham sofrendo pressão de partidos políticos e de produtores para impedir a entrada de carne brasileira temporariamente. A pressão vinha sobretudo de países de tradição protecionista, como a França e a Áustria, de acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo".

Mais cedo, a Coreia do Sul anunciou a proibição temporária à venda de produtos de frango da BRF, das marcas Sadia e Perdigão. No domingo, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) havia dito que a União Europeia, a China e os Estados Unidos pediram informações formais ao Brasil sobre o escândalo.

O presidente Temer afirmou que apenas seis dos 21 frigoríficos investigados exportaram no período. O setor é um dos principais da economia brasileira, sendo responsável por US$ 12 bilhões em exportações por ano.

Fonte - TopmidiaNews