Publicado em 08/11/2020 às 10:00, Atualizado em 07/11/2020 às 22:24

TSE reforça medidas de proteção que devem ser tomadas nas eleições de 2020

Medidas de segurança foram desenvolvidas especialmente para as eleições municipais

Redação,

Em um momento atípico para todos, as Eleições Municipais de 2020 acontecerão em um contexto desafiador, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Para a segurança de todos os envolvidos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza, através de seus canais de comunicação, a necessidade do cumprimento de medidas de segurança.

O uso da máscara é indispensável e uma das principais medidas de segurança indicadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020, elaborado pela consultoria gratuita formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein.

Além do uso de máscara facial durante todo o tempo de permanência nas zonas eleitorais, tendo em vista que o eleitor deve se proteger desde o momento que sair de casa para votar.

Mãos sempre esterilizadas ao entrar na seção. Para apresentação de documento oficial com foto, deve-se esticar os braços em direção ao mesário, que verificará os dados de identificação a distância.

Apenas em caso de dúvida de identidade, o mesário poderá pedir que o eleitor se afaste dois passos para trás e abaixe a máscara rapidamente apenas para o reconhecimento facial.

Outro cuidado indicado para o eleitor é estar com caneta própria para a assinatura do caderno de votação. A permanência nos locais de votação deve acontecer apenas para o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Por fim, o TSE indica que, quem puder, deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.

Com informações do Correio do Estado