Publicado em 16/12/2020 às 07:00, Atualizado em 15/12/2020 às 19:59

TSE confirma impugnação e veta diplomação de prefeito eleito em Bandeirantes

Ministro Alexandre de Moraes negou seguimento ao recurso de Álvaro Urt (DEM)

Redação,
Cb image default
Álvaro Urt, eleito sub judice em Bandeirantes (Foto: Reprodução/Facebook)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou seguimento ao recurso de Álvaro Nackle Urt (DEM), prefeito eleito sub judice em Bandeirantes. A decisão mantém a impugnação à candidatura do democrata e impede sua diplomação.

Urt era o prefeito até setembro deste ano, quando teve mandato cassado pela Câmara de Vereadores após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrar a Operação Sucata Preciosa. A ofensiva investigou emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Mesmo afastado e com a candidatura sub judice, o democrata venceu as eleições de novembro. Álvaro Urt teve 50,63% dos votos válidos.

Em recurso especial ao TSE, o candidato pediu a anulação da sentença do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), que manteve seu registro impugnado. Além disso, pleiteou a concessão de uma liminar para ser diplomado, sob a justificativa de que fez mais da metade dos votos válidos em Bandeirantes.

Em decisão expedida segunda-feira (14), o relator do recurso, ministro Alexandre de Moraes, reforçou os fatos que motivaram o indeferimento da candidatura. Assim, rejeitou a investida e ainda declarou prejudicado o pedido liminar.

A defesa de Álvaro Urt ainda pode recorrer da decisão. Mas, caso o prefeito eleito sub judice em Bandeirantes não consiga reverter a impugnação no TSE, novas eleições deverão ser convocadas.

Com informações do Midiamax