Publicado em 23/04/2017 às 17:00, Atualizado em 23/04/2017 às 16:30

'Trem da Alegria' da década passada faz Assembleia Legislativa virar alvo MPE

Denúncias apontam supostas irregularidades durante os anos de 2003 e 2010.

Redação,
Cb image default
Foto: Geovanni Gomes/Arquivo - Topmidia

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul será investigada por suposta irregularidade na efetivação de servidores públicos comissionados sem a realização de concurso público. As denúncias abrangem os anos de 2003 e 2010, período anterior à atual legislatura que foi responsável por realizar o primeiro concurso da instituição.

O inquérito civil pelo promotor Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social. Ele colocou a investigação em sigilo, impossibilitando a consulta dos detalhes da denúncia no portal do MPE (Ministério Público Estadual).

As suspeitas de irregularidades na efetivação de servidores comissionados, no entanto, começaram durante a campanha eleitoral para a prefeitura de Campo Grande. Na época, o então candidato Athayde Nery (PPS) acusou o prefeito Marquinhos Trad (PSD) de ser nomeado no gabinete do pai, o ex-deputado Nelson Trad, durante o período que cursava a faculdade de Direito no Rio de Janeiro e de ser efetivado sem concurso público.

Marquinhos nega as acusações e garante que já estava na Capital quando ganhou o cargo comissionado, sendo que apenas aguardava a expedição do diploma, que demorou a ser confeccionado. Além disso, destaca que foi efetivado no órgão com base em dispositivo da Constituição Federal de 1988, sendo frequente em suas atividades.

Após as eleições, ele chegou a propor a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para fazer um levantamento de todos os servidores que foram e estão lotados nos gabinetes da Assembleia e do Tribunal de Contas do Estado, desde 1986 até o momento, quando foi nomeado pelo pai para o cargo na Casa de Leis.

A proposta, porém, naufragou tanto pela falta de apoio político dentro da Assembleia Legislativa, quanto pelo período de investigação, que era muito abrangente e muito difícil de se apurar. Todas as denúncias do gênero foram então encaminhadas para o MPE, que apura diversos inquéritos sobre o assunto.