Buscar

28/04/2017 às 13:30, Atualizado em 28/04/2017 às 15:47

Tereza Cristina foi afastada da presidência do PSB no Estado

Outros deputados também sofreram algum tipo de sanção.

Cb image default
Foto: reprodução Correio do Estado

A deputada federal Tereza Cristina (MS) foi destituída, ontem, da presidência do PSB em Mato Grosso do Sul por votar a favor da reforma trabalhista.

Ela não seguiu a orientação do comando nacional do partido para votar contra o projeto e não estava sozinha como fiel ao governo.

Como líder da bancada, Tereza Cristina pediu para votar contra durante apreciação do texto-base, mas não seguiu a sua própria orientação e ficou a favor do projeto ao lado de mais 13 parlamentares dos 30 do PSB.

A desobediência custou a presidência do legenda no Estado. Além dela, mais três parlamentares foram afastados da direção partidária em seus respectivos Estados.

O projeto de lei foi aprovado na madrugada de ontem no plenário da Câmara dos Deputados por um placar de 296 votos a 177.

Embora integre a base aliada do governo Michel Temer e comande o Ministério de Minas e Energia, a legenda havia fechado questão contra a matéria. Isso significa que todos os parlamentares deveriam seguir a orientação da cúpula da legenda sob pena de punição.

Além de Tereza Cristina, os deputados Danilo Forte (CE), Fábio Garcia (MT) e Maria Helena (RO), porém, que presidem a direção partidária em seus Estados, acabaram perdendo o cargo porque votaram a favor do texto.

Além disso, os deputados poderão sofrer sanções previstas no código de ética do partido, que vai de advertência a expulsão. Caberá ao Conselho de Ética interno analisar representações que vierem a ser apresentadas contra eles.

NOTA DE ESCLARECIMENTO do PSB

Em atenção à decisão proferida pela Comissão Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em 24 de abril de 2017, que definiu de forma arbitrária pelo fechamento de questão contra as reformas trabalhista e previdenciária, as Lideranças do PSB na Câmara dos Deputados Federais e no Senado Federal vêm esclarecer que:

1) Em 26 de abril de 2017, foi interposto recurso por 21 Deputados Federais e 5 Senadores contra a referida decisão da Comissão Executiva Nacional do PSB, por entenderem que o referido órgão não teria competência para deliberar acerca do fechamento de questão, bem como que era imprescindível a participação efetiva dos parlamentares filiados ao PSB na tomada da decisão partidária de tamanha relevância, o que não foi oportunizado pela Comissão Executiva.

2) Como não houve tempo hábil para o julgamento dos recursos, cada parlamentar votou de acordo com a sua posição pessoal, em observância ao princípio democrático intrapartidário (CF, art. 17), à liberdade de manifestação do pensamento e de convicção política.

3) Diante desse contexto, as Lideranças do PSB da Câmara e do Senado confiam na reconsideração da decisão da Comissão Executiva, e na abertura do diálogo sobre os temas em debate, principalmente considerando a opinião dissonante de outros importantes quadros partidários, como, por exemplo, os Governadores do Distrito Federal e de Pernambuco, Rodrigo Rollemberg e Paulo Câmara, o Vice-Governador de São Paulo Márcio França, e o Presidente da Frente Nacional de Prefeitos e Prefeito de Campinas Jonas Donizette, dentre vários outros. Além disso, esperam que não seja tomada qualquer decisão açodada e antidemocrática em retaliação às posições assumidas pelos parlamentares, uma vez que a opção pela democracia e pluralidade não é apenas basilar, como também é o que sempre diferenciou o PSB dos demais partidos de orientação ideológica de esquerda.

Deputada Federal Tereza Cristina

Líder do PSB na Câmara dos Deputados

Senador Fernando Bezerra

Líder do PSB no Senado Federal

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.