Publicado em 14/09/2025 às 16:30, Atualizado em 14/09/2025 às 14:05

Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos em MS

Entre os transplantes mais realizados no estado estão córnea, fígado e rim, além de medula óssea e tecidos musculoesqueléticos.

Redação,

O Setembro Verde, campanha oficializada em Mato Grosso do Sul pela Lei 5.862/2022, destaca a importância da doação de órgãos e tecidos e incentiva o diálogo em família sobre o tema, segundo a ALEMS.

A Central Estadual de Transplantes de Mato Grosso do Sul (CET-MS) realiza palestras, capacitações e eventos educativos para conscientizar a população e estimular o aumento de doadores. Entre os transplantes mais realizados no estado estão córnea, fígado e rim, além de medula óssea e tecidos musculoesqueléticos.

Datas simbólicas reforçam a campanha: o 3º sábado de setembro é o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea e o dia 27 marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos, evidenciando o poder transformador desse gesto solidário.

Segundo a CET-MS e a ALEMS, a ampliação do número de doadores depende de informação, conscientização e diálogo familiar, garantindo que mais vidas possam ser salvas.