Buscar

15/12/2019 às 11:32, Atualizado em 14/12/2019 às 20:37

Seminário da União das Câmaras de Vereadores debateu a violência contra a mulher

O evento proporcionou também a troca de experiências entre os vereadores sobre o tema, com a apresentação de boas práticas desenvolvidas em alguns municípios, como projetos de leis, ações conjuntas entre sociedade civil e poder público.

Cb image default
Seminário realizado em Campo Grande reuniu prefeitos e vereadores.Foto: Jaqueline Hahn Tente

Debater políticas públicas de prevenção e combate à violência contra mulheres, reforçando a importância do Poder Legislativo Municipal no enfrentamento a esse tipo de violência, foi o objetivo da palestra ministrada pela Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, nesta sexta-feira (13.12), no Seminário Estadual de Vereadores promovido pela União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul (UCV/MS), em Campo Grande.

A vereadora Célia Regina Frota fez a abertura do evento ressaltando a importância do tema e do engajamento de todos os vereadores no combate a todas as formas de violência contra as mulheres. “A violência contra a mulher é uma realidade que preocupa a todos. Temos que levar o tema para dentro das nossas Câmaras, para as igrejas, para as comunidades e debater com toda a sociedade em nossos municípios. Precisamos fazer reuniões e discutir”, ressaltou.

No início da sua palestra a Secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, apresentou o vídeo produzido para a campanha da “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”, na sequencia abriu sua fala afirmando que a “violência doméstica é cruelmente democrática: atinge mulheres de todas as idades, de todas as raças, de todas as classes sociais, de todos os credos e níveis de educação; no campo, na aldeia, no quilombo, na cidade”.

O evento proporcionou também a troca de experiências entre os vereadores sobre o tema, com a apresentação de boas práticas desenvolvidas em alguns municípios, como projetos de leis, ações conjuntas entre sociedade civil e poder público.

“Os vereadores e vereadoras possuem uma ferramenta para ajudar as mulheres sul-mato-grossenses na luta contra a violência e, principalmente, no exercício de seus direitos, buscando uma sociedade mais justa e mais igualitária para viver”, finaliza Luciana Azambuja.

O Seminário foi destinado a prefeitos, vereadores, controladores internos, secretários, diretores, servidores, assessores jurídicos, parlamentares e de bancada, além de associações e sindicatos ligados à gestão pública.

“O tema apresentado foi um pedido dos nossos vereadores, os nossos municípios estão vivenciando no dia a dia a questão da violência doméstica. Então precisamos nos informar, saber como funciona a rede de enfrentamento a violência, conhecer mais sobre a realidade das nossas cidades, e buscarmos soluções em conjunto”, conclui o presidente da União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul, vereador Jeovani Vieira dos Santos.

Participaram também a Secretária Especial Adjunta de Cidadania Maria Thereza Trad, a Subsecretária Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Giovana Corrêa e o diretor presidente da TVE Cultura, jornalista Bosco Martins.

Fonte: Secretaria Especial de Cidadania

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.