Publicado em 29/07/2020 às 10:02, Atualizado em 29/07/2020 às 00:24

Secretários visitam centro de operações de combate a incêndios no Pantanal

A avaliação foi feita pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel

Redação,
Cb image default
Divulgação

A tomada de decisão do Governo do Estado de criar uma força-tarefa para combater os focos de calor no Pantanal de Corumbá foi oportuna e necessária e os resultados vem mostrando sua efetividade e superando os obstáculos naturais da região para alcançar o controle dos incêndios.

A avaliação foi feita pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, ao acompanhar a Operação Pantanal II, na amanhã desta terça-feira (28), juntamente com o titular da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck.

“Queremos agradecer aos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), general Fernando Azevedo (Defesa) e Tereza Cristina (Agricultura) pela pronta disponibilidade de uma logística que tem sido fundamental para combatermos os focos de calor com avanços significativos e respostas rápidas à sociedade”, disse Riedel.

O secretário citou a participação de cinco aeronaves – quatro helicópteros e um Hércules – nas ações integradas da Operação Pantanal II, desencadeada no último dia 26, que tem a participação do Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros e PMA (Polícia Militar Ambiental), Ibama e as Forças Armadas.

“É impressionante as dificuldades de acesso à maioria dos incêndios, onde a distribuição dos homens de linha de frente ao fogo tem sido fundamental com o transporte aéreo onde não se chega por terra”, complementou Riedel.

O secretário de Governo e Gestão Estratégica destacou ainda o apoio do 6º Distrito Naval da Marinha, com sede em Ladário, cuja unidade está à frente da coordenação da operação, juntamente com o Corpo de Bombeiros, e sedia a Sala de Situação, de onde, com todos os órgãos envolvidos, é feito o planejamento dos combates por terra e aéreo.

“Não conseguiríamos combater o fogo nestas proporções e com esta estrutura sem a união das forças para o efetivo enfrentamento de uma situação atípica”, frisou Riedel, acentuando que a sua presença e a de Jaime Verruck a Corumbá para acompanhar a operação foi uma determinação do governador Reinaldo Azambuja.