Buscar

10/10/2021 às 10:04, Atualizado em 09/10/2021 às 22:12

Secretaria de Saúde informa à ALEMS gastos de R$ 652 milhões no 2º quadrimestre

O apoio da ALEMS às ações de saúde foi enfatizado pela secretária adjunta da SES, Christine Maymone.

Cb image default
Foto: Wagner Guimarães

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) promoveu audiência pública nesta quarta-feira (6) para receber prestação de contas da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O evento foi proposto pelo deputado Antonio Vaz (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis. De acordo com as informações da SES, no segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto), foram liquidados R$ 652.402.144,51.

“Nós fazemos essa audiência sempre, para que a população sul-mato-grossense esteja por dentro de tudo o que o Governo Estadual tem feito na área de Saúde, que é muito importante para nós. Estamos vencendo uma grande batalha contra a Covid-19. Ainda não acabou, temos que tomar o devido cuidado: uso de máscara e álcool em gel. Creio que em breve venceremos juntos, com apoio de cada um”, destacou Vaz.

O apoio da ALEMS às ações de saúde foi enfatizado pela secretária adjunta da SES, Christine Maymone. “Quero agradecer essa oportunidade que temos de discutir com essa Casa todas as atividades, programas, ações e projetos que foram desenvolvidos no último quadrimestre. Quero agradecer a todos os deputados, que não tiveram qualquer tipo de resistência aos nossos projetos, pelo contrário, fomos todos unidos e todos os deputados envidaram esforço para fazer o que hoje estamos colhendo, fazendo com que Mato Grosso do Sul seja referência nacional do enfrentamento da pandemia. Quero agradecer todo apoio que deram a nós e a todos os municípios do Estado”, disse.

A servidora da SES Vanessa Prado fez a apresentação da prestação de contas. Sobre as estratégias da Secretaria de Saúde foram relatadas parcerias de cooperação técnicas; qualificação, formação e capacitação dos profissionais de saúde; execução de projetos estratégicos; apoio técnico e financeiro aos municípios; e implementação e organização da assistência especializada e hospitalar.

Sobre a pandemia, foi informada a realização do curso de reabilitação para síndrome pós Covid-19 na atenção primária à saúde, com oferta de 200 vagas destinadas a profissionais da área com nível superior. De acordo com a secretaria, foram aplicadas, no quadrimestre, 3.541.141 vacinas contra o coronavírus. “Continuamos firmes na campanha de vacinação contra a Covid-19”, reforçou a servidora.

Ainda na atenção primária à saúde, foram destacadas as ações de sensibilização e conscientização para redução da mortalidade materno infantil. “Estamos com olhar atendo sobre essa questão”, afirmou.

Com relação aos investimentos feitos no segundo quadrimestre, o destaque foi para a conclusão de 98,81% da obra do Hospital Regional de Três Lagoas. Também houve aquisição de equipamentos hospitalares. Segundo a SES, foram abertos 37 processos para as compras atender as demandas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.