Publicado em 22/04/2013 às 18:43, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Ruben Figueiró ressalta importância da Embrapa para o desenvolvimento sustentável de MS

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) ressaltou ?a importância extraordinária da Embrapa para o Mato Grosso do Sul?, durante discurso na sessão em homenagem aos 40 anos da instituição, ocorrida na manhã desta segunda-feira (22/04). O senador falou pela liderança do PSDB e disse que Embrapa é o símbolo de inovação, modernidade e sustentabilidade.

Figueiró destacou que o Brasil é uma das Nações mais importantes na área do agronegócio mundial por causa do trabalho de pesquisa da instituição. ?Graças à Embrapa somos exportadores de peso no cenário internacional. As pesquisas e as inovações tecnológicas são admiradas pela Europa e pelos Estados Unidos e Canadá?, disse.

O senador tucano informou que a Embrapa sul-mato-grossense é subdividida em três núcleos operatórios: Embrapa Agropecuária Oeste,  Embrapa Gado de Corte e Embrapa Pantanal, que funcionam de maneira interdependentes.

Índices

Figueiró citou vários dados para demonstrar como as ações da Embrapa têm contribuído para o crescimento sustentável de seu Estado. Ele informou que o rendimento físico da soja aumentou 90%, do milho, 64%, e do algodão, 139%, nas últimas décadas. Nos últimos cinco anos, o cultivo da cana expandiu 311%, principalmente sobre as áreas de pastagens degradadas, e o crescimento médio em área de floresta plantada foi de quase 30% no mesmo período, promovendo com isso um sequestro bruto de carbono de 1,2 milhão de toneladas por ano. Ele também disse que o Mato Grosso do Sul tem sido mais produtivo no setor da pecuária de corte e vem reduzindo as taxas de desmatamento.

Embrapa Pantanal

O senador Ruben Figueiró ainda citou o resultado de projetos realizados pela Embrapa Pantanal que estão garantindo a melhoria genética do rebanho, a introdução de novas tecnologias de produção e controle de doenças ? adequadas à realidade específica do Pantanal ? e a criação de uma linha especial de crédito por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste. Ele também falou do trabalho desenvolvido para o setor pesqueiro.

O parlamentar se emocionou ao dizer que seu filho, o pesquisador Luís Orcírio Fialho de Oliveira, atua na Embrapa Pantanal e parabenizou a instituição pelos seus 40 anos.