O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, deixará o cargo nesta sexta-feira (9). O aviso ao presidente Lula (PT), deu-se em conversa antes da cerimônia, na manhã desta quinta-feira (8), que marcou os três anos dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. As informações são da Folha de São Paulo.
Além de Lewandowski, o núcleo central deve deixar a pasta, como os secretários Manoel Carlos de Almeida Neto e Mário Sarrubbo. Um novo nome para a posição de ministro deve ser anunciado ainda neste primeiro semestre.
Alegou motivos pessoais
Ao chefe do Executivo, Lewandowski citou motivos pessoais, como esgotamento após enfrentar desgastes em disputas como a PEC da Segurança Pública e o PL Antifacção. Além do desejo de passar mais tempo com a família.
Trajetória
O ministro assumiu a pasta em fevereiro de 2024, após aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2023, substituindo Flávio Dino. Antes da pasta, atuou como juiz no Tribunal de Alçada Criminal de SP e desembargador no TJ-SP.
No STF, presidiu a Corte, entre 2014 e 2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de revisar o Mensalão e presidir o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT).







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.