Publicado em 21/09/2021 às 09:34, Atualizado em 20/09/2021 às 21:37

Reinaldo se encontra com embaixador do Paraguai para tratar Rota Bioceânica

Reinaldo Azambuja e secretário Jaime Verruck conversam com embaixador Juan Angel Delgadillo e com cônsul Ricardo Caballero

Redação,
Cb image default
Foto - Chico Ribeiro

A construção do corredor logístico que vai integrar a América do Sul e ligar Mato Grosso do Sul aos portos do Chile foi assunto de uma reunião nesta segunda-feira (20) entre o governador Reinaldo Azambuja e o embaixador do Paraguai em Brasília, Juan Angel Delgadillo.

“É a primeira visita que faço a um estado no Brasil e eu quis fazer a Mato Grosso do Sul. O governador explicou os projetos que estamos fazendo e o trabalho de Mato Grosso do Sul de integração com o Paraguai, as estradas que estão sendo concluídas na fronteira. Daqui a pouco vamos ter, se Deus quiser, tudo isso concluído. E discutimos a questão sanitária, o exemplo de Mato Grosso do Sul para o mundo na questão sanitária, que vai ajudar muito outros países”, disse o embaixador. Líder no país em imunização contra Covid-19, Mato Grosso do Sul está com 75,52% da população com pelo menos uma dose de vacina e 53,22% com a imunização completa.

Reinaldo Azambuja falou sobre os laços de amizade que unem paraguaios e sul-mato-grossenses, o avanço da construção das pontes entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta e entre Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este e também destacou a importância de uma legislação única entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile sobre a questão alfandegária para dar agilidade ao transporte de mercadorias. De acordo com o governador, 68% das exportações de Mato Grosso do Sul são destinadas a países asiáticos, como China, Índia, Indonésia e Cingapura.

“Nós, que temos uma tradição e uma irmandade com o povo paraguaio, discutimos temas relevantes aos dois países como a rota bioceânica, as construções das nossas pontes, tanto a Porto Murtinho-Carmelo Peralta quanto a ponte de Foz do Iguaçu - Ciudad Del Este e a possibilidade da nova ponte sobre o rio Apa, em Porto Murtinho”, disse o governador. Ele acrescentou ainda que a rota vai integrar o Centro Oeste brasileiro e interiorizar o desenvolvimento na região do Chaco paraguaio.

Reinaldo Azambuja e secretário Jaime Verruck conversam com embaixador Juan Angel Delgadillo e com cônsul Ricardo Caballero.

Outro assunto também tratado no encontro foi a possibilidade de um tratado de meio ambiente para combater as pescas predatórias por meio de fiscalizações conjuntas entre os dois países.

A reunião contou com a participação do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do cônsul do Paraguai em Campo Grande, Ricardo Caballero.