Buscar

02/05/2017 às 17:02, Atualizado em 02/05/2017 às 14:23

Reinaldo lança campanha contra a febre aftosa e destaca qualidade da carne em MS

O objetivo é imunizar mais de 20 milhões de animais em todo o Estado.

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) lançou, nesta terça-feira (2), a campanha de vacinação contra a febre aftosa e destacou a qualidade da carne produzida em Mato Grosso do Sul, que continuou batendo recordes de exportação mesmo após a crise provocada pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

Com exceção do rebanho da região do Pantanal – onde os proprietários podem fazer opção por realizar a vacinação em apenas uma das duas etapas, maio ou outubro – todos os animais devem receber a dose da vacina no Estado, que só podem ser adquiridas durante o período estipulado no calendário. O objetivo é imunizar mais de 20 milhões de animais.

Durante o evento de lançamento da campanha, Reinaldo destacou que pesquisadores estudam a possibilidade de parar com a vacinação do gado contra a doença agora que o país conquistou o certificado de área livre de aftosa, mas que a medida não deve ser aplicada no Estado tão cedo por conta das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Ele também ressalta que Mato Grosso do Sul é exemplo de vacinação, atingindo quase a totalidade do rebanho. Somente na segunda etapa da campanha, em novembro do ano passado, foram vacinados 9.341.401 bovinos e bubalinos, o que corresponde a 99,47% do rebanho envolvido naquela etapa (9.390.820 milhões).

Agora em 2017, o Estado completa doze anos desde o último foco de febre aftosa. Para Reinaldo, a conquista é resultado do esforço conjunto entre governo e produtores que trabalham para oferecer excelência em qualidade e garantiram que a produção em Mato Grosso do Sul seja considerada uma das melhores do mundo.

O evento foi realizado na sede oficial do CLC (Circuito de Laço Comprido), com a presença de representantes do setor produtivo, além de lideranças politicas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.