Publicado em 11/06/2019 às 08:00, Atualizado em 10/06/2019 às 21:00

Reinaldo destaca harmonia entre poderes e necessidade de reformas que incluam todos

As declarações foram feitas na inauguração do novo prédio da comarca de Fórum de São Gabriel do Oeste.

Redação,
Cb image default
Foto - Chico Ribeiro

Em um discurso de 12 minutos, o governador Reinaldo Azambuja destacou nesta segunda-feira (10.6) a grande harmonia entre os poderes em Mato Grosso do Sul e fez uma defesa veemente das reformas estruturantes que o Brasil precisa para equilibrar as finanças e superar o momento de dificuldade econômica. As declarações foram feitas na inauguração do novo prédio da comarca de Fórum de São Gabriel do Oeste.

Reinaldo Azambuja explicou que Mato Grosso do Sul conseguiu se manter entre os seis estados que pagam salários em dia e mantém investimentos em áreas prioritárias graças ao trabalho em harmonia com os poderes, além das medidas duras e até impopulares de austeridade, como revisão de contratos e a reforma da previdência estadual.

“Nós aprovamos a reforma da Previdência Estadual, melhoramos a equação do déficit previdenciário. E eu não tenho dificuldade de defender a reforma geral, que inclua estados e municípios. Temos que igualar os servidores federais, estaduais e municipais. E não é só a reforma previdenciária que precisamos. Na sequência virão outras. Precisamos da reforma tributária para simplificar o arcabouço tributário e modernizar”, disse o governador.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paschoal Carmelo Leandro, também falou da relação harmônica e independente entre os poderes e destacou a importância da nova edificação do fórum. “Estar aqui para a inauguração de um prédio novo é uma satisfação imensurável. A obra há muito tempo se fazia necessária”, afirmou.

Novo fórum

A mudança de endereço foi necessária porque o prédio anterior é antigo e não comportava mais a quantidade de servidores e atendimentos. Já o novo fórum, além de maior, é mais moderno e atende padrões de sustentabilidade e eficiência energética.

O novo fórum foi construído em um terreno doado pela Prefeitura. O investimento foi de R$ 3,68 milhões e o edifício possui área construída de 1.348,03 m².

A edificação de 2ª Entrância, para duas varas, contempla uma estrutura física composta por dois conjuntos de gabinetes/salas de audiências/assessorias; tribunal do júri; sala secreta; celas; sala ampla para todos os Cartórios; salas de espera para testemunhas, sala para Oficiais de Justiça, sala para depoimento sem dano, assistente social e psicólogo; videoconferência; conciliação; distribuição; secretaria; central de mandados; Defensoria; Ministério Público; OAB; copa; banheiros coletivos para visitantes e outros para servidores, além de hall de entrada com espera.

O novo prédio obedece aos critérios de acessibilidade, com rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros acessíveis e independentes para atender às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Também participaram da inauguração o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa; presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche; prefeito de São Gabriel do Oeste, Jeferson Luiz Tomazoni; e o presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, Eduardo Eugênio Siravegno, entre outras autoridades.