Buscar

26/06/2019 às 08:00, Atualizado em 26/06/2019 às 09:16

Rede municipal de ensino de Nova Andradina lidera ranking salarial no interior de MS

Posição foi conquistada após ampla negociação entre Simted e Prefeitura .

Cb image default
Divulgação

A rede municipal de ensino de Nova Andradina assumiu a liderança no ranking salarial do magistério no interior de Mato Grosso do Sul. No quadro geral, a Cidade Sorriso só perde para Campo Grande e para o salário da rede estadual, que é o segundo maior do país.

O novo ranking foi publicado pela FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) nesta semana com os ajustes que foram selados após finalização das negociações de vários sindicatos municipais da educação com as prefeituras.

A posição privilegiada da cidade foi conquistada após anos de luta dos trabalhadores em educação, que reivindicavam há várias gestões a reformulação do plano de cargos e carreira do magistério municipal e, finalmente, após diversas reuniões e muito diálogo entre Simted e Prefeitura, foi dado o sinal verde para essa reestruturação acontecer.

No mês de maio passado foi aprovada a lei complementar n° 6, de 8 de maio de 2019. Com isso, Nova Andradina passou a pagar não apenas o piso salarial nacional como maior piso salarial ao professor de início de carreira dentre os municípios do interior do estado.

Para o presidente Edson Granato, este é um reconhecimento aqueles e aquelas que educam nossas crianças e jovens para a vida e para o futuro. Sem a valorização da escola pública, e dos seus trabalhadores, não há desenvolvimento. “A valorização profissional é fundamental para os avanços na qualidade da educação pública municipal”, reitera Edson.

Conforme a tabela divulgada pela Fetems, a remuneração do professor de Nova Andradina é R$ 3.860,00 e concedendo também 1/3 de hora-atividade por uma jornada de 40 horas semanais.

A partir de agora, o Simted volta suas atenções para a criação de uma comissão que irá discutir a reformulação do Estatuto do Plano de Cargos e Carreira dos Trabalhadores em Educação, em conformidade com a Lei 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.