Publicado em 21/04/2017 às 12:26, Atualizado em 21/04/2017 às 12:29

Queda nos repasses mantém prefeitos em estado de alerta

Em março, valor subiu mas não foi suficiente para aliviar contas.

Redação,
Cb image default
Presidente da Assomasul, Pedro Caravina, e o governador Reinaldo Azambuja durante evento - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

As 79 prefeituras sul-mato-grossenses receberam ontem R$ 12,733 milhões em valores brutos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), correspondente ao segundo decêndio do mês de abril.

O montante é 13,01% maior que o depositado no mesmo período do ano passado (R$ 11,267 milhões), conforme números divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mesmo com esse incremento, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) classifica o cenário das contas públicas municipais como preocupante.

A entidade mantém estado de alerta para o segundo semestre, em decorrência da queda de arrecadação e redução nos repasses federais e estaduais.

“A maioria dos municípios está com a arrecadação deste primeiro trimestre menor do que a do primeiro trimestre de 2016. Se você calcula o índice inflacionário, os reajustes gerais, qualquer tentativa de aumentar o gasto corre o risco de não ter recursos depois para honrar os compromissos", afirmou o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina durante evento ontem de assinatura de convênio na entidade.

"A orientação da Assomasul aos prefeitos é muita cautela e evitar gastos”, ponderou Caravina, que se sentou ao lado do governador Reinaldo Azambuja durante evento.