Publicado em 19/10/2012 às 07:30, Atualizado em 27/07/2016 às 11:24

Puccinelli descumpre acordo com Polícia Civil e sindicato convoca assembleia

Nova Notícias - Todo mundo lê

Redação, Assessoria

O presidente do SINPOL/MS, Alexandre Barbosa da Silva, acompanhado dos diretores Giancarlo Miranda, Paulo César Pires e Amaury Pontes, reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini e o Delegado-Geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas, na manhã desta quinta-feira (18), para cobrar uma resposta definitiva em relação às faltas aplicadas aos policiais civis no dia da mobilização realizada no dia 19 de abril deste ano e sobre as promoções referentes ao ano de 2012.

Conforme nota de esclarecimento publicada ontem, no site do SINPOL, o secretário naquela ocasião, garantiu aos diretores que as faltas seriam abonadas caso a categoria não deflagrasse a greve. Como é de conhecimento de todos, não houve a greve e já passado o prazo estabelecido, o Governo do Estado não sinalizou o cumprimento do acordo assumido com o sindicato em maio deste ano, de que abonaria as faltas logo após o final do primeiro turno das eleições municipais.

Barbosa destacou durante a reunião, que a categoria não realizou greve aguardando o cumprimento do acordo por parte do governador, porém, frisou que não recebeu o mesmo tratamento dele. “Nós cumprimos a nossa parte do acordo, aguardando o prazo pedido pelo governador André Puccinelli para que as faltas fossem abonadas e desse início às promoções. Contudo, o governador e o secretário não cumpriram com suas palavras”.

O diretor jurídico, Giancarlo, explicou que a lista de tempo de serviço dos policiais precisa ser publicada nos próximos dias, haja vista que o ano está se encerrando e há prazos regimentais obrigatórios para a promoção. “Sabemos que se a lista não for publicada dentro do prazo, os policiais correm o risco de terem suas promoções prejudicadas”.

Na oportunidade, os diretores pediram mais uma vez ao secretário que intermediasse uma audiência com Puccinelli para discutir além de outras pendências, a proposta salarial 2013-2014 da polícia civil.

“Buscamos incansavelmente o entendimento com o governo através do diálogo, porém o governador sequer tem atendido à nossa solicitação de marcar uma audiência”, explicou Paulo Pires.

O secretário, por sua vez, disse que cobraria um parecer do governador ainda hoje para posicionar o Sinpol, no entanto, até o final da tarde, não deu resposta positiva.

Em virtude do descaso por parte das autoridades relacionadas à segurança pública, o sindicato convoca a categoria para uma assembleia já na próxima terça-feira, dia 23, para traçar as ações a serem tomadas a partir de agora.

“O Sinpol não permitirá que os direitos dos policiais civis sejam mais uma vez sonegados, como ocorreu há pouco tempo, com o atraso das promoções. A partir de agora, vamos decidir em assembleia o rumo das negociações”, declarou Barbosa.