Publicado em 07/06/2018 às 13:30, Atualizado em 07/06/2018 às 13:18

PT adia candidaturas para atrair aliados e tentar frear Ciro

Partido remarca para julho escolha de nomes nas eleições; até lá, espera fechar aliança com o PSB nos Estados.

Redação,
Cb image default

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann

Foto: Leonardo Benassatto / Reuters

A Executiva Nacional do PT decidiu, na noite desta terça-feira, 5, prorrogar a definição das candidaturas estaduais e nacional do partido.

O objetivo é ganhar tempo para negociar uma aliança nacional com possíveis aliados, especialmente o PSB , e evitar que estes partidos reforcem a pré-candidatura de Ciro Gomes (PDT).

A decisão ocorreu poucas horas depois de uma reunião entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann , o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o presidente do PSB, Carlos Siqueira .

Depois do encontro, os petistas voltaram a acreditar na possibilidade de uma aliança com o PSB com base em acertos estaduais. PT e PSB negociam apoios mútuos em 11 Estados (PE, MG, BA, CE, AP, AM, PB, AC, PI, ES e RO). Embora petistas mantenham publicamente o discurso de manutenção da pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, a prorrogação do calendário dá tempo para a construção de uma alternativa ao ex-presidente (condenado e preso pela Operação Lava Jato ).

As chaves para o entendimento são Pernambuco , onde o PSB quer apoio para a reeleição de Paulo Câmara, e Minas Gerais - o PT quer o PSB junto com Fernando Pimentel .

Com a decisão da Executiva, o PT pernambucano é obrigado a adiar pela segunda vez o encontro estadual que vai decidir entre o apoio à Câmara ou a candidatura própria da vereadora Marília Arraes, que estava marcado para domingo.

Estimativas internas apontavam para a possibilidade de vitória de Marília, o que inviabilizaria a aliança nacional com o PSB.

Apoio

A reunião entre as cúpulas, nesta terça-feira, também renovou a esperança do PT de contar com o apoio do PSB em Minas, depois do avanço da pré-candidatura ao governo do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB).

Fonte - Terra