Publicado em 30/04/2025 às 10:01, Atualizado em 29/04/2025 às 23:37

PSDB nacional autoriza e fusão com o Podemos pode ser oficializada

Atualmente o PSDB se vê em queda no cenário nacional.

Redação,
Cb image default
Divulgação

A Executiva nacional do PSDB aprovou nesta terça-feira (29/4) a fusão com o Podemos. Uma reunião realizada durante a manhã, em Brasília (DF), autorizou o processo por unanimidade, segundo nota publicada pelo partido.

“A partir de agora, as consultas serão ampliadas e as várias instâncias partidárias serão ouvidas”, diz o comunicado.

No mesmo encontro realizado hoje, foi definida que uma Convenção Nacional será realizada em 5 de junho para deliberar sobre o tema, além da possibilidade de eventuais alterações do partido, necessárias a fusão.

Como justificativa, a executiva nacional tucana alega que a legenda tem buscado alternativas para se afastar da polarização política que atualmente ocorre no Brasil.

“Avançaremos na busca de uma alternativa partidária que se coloque no centro democrático, longe dos extremos, e que permita ao país voltar a se desenvolver. PSDB e Podemos continuarão se reunindo nas próximas semanas para construir as convergências necessárias à consolidação de nossa união de estruturas e, principalmente, de propósitos”, encerra o comunicado.

Atualmente o PSDB se vê em queda no cenário nacional.

O partido possui dois governadores – Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS) -, após Raquel Lira (PE) deixar a sigla e migrar para o PSD. No Congresso, a representatividade é baixa com 13 deputados federais e nenhum senador eleito nas eleições de 2022.

Com a fusão, ainda não há confirmações sobre a permanência de Eduardo Riedel no partido.

Nos bastidores, os relatos é que o governador sul-mato-grossense não descarta deixar o ninho tucano e se filiar a outra legenda.

Podemos

O Podemos também se pronunciou sobre a decisão tucana. Através de nota publicada na página oficial e assinada pela presidente nacional da sigla e deputada federal Renata Abreu, o partido diz receber com entusiasmo a autorização pela fusão com o PSDB.

“Recebemos com entusiasmo a decisão da Executiva Nacional do PSDB de autorizar oficialmente o início das discussões sobre a possibilidade de fusão com o Podemos. Essa sinalização fortalece o caminho que já vínhamos construindo, pautado pelo diálogo, respeito mútuo e pela busca de uma alternativa sólida para o Brasil — uma alternativa que una forças comprometidas com o centro democrático, a estabilidade institucional e o desenvolvimento sustentável do país”, diz.

Em continuação, o partido alega acreditar na soma de forças como uma forma de unir propósito e valores, colocando o interesse público acima de ideologia e extremismo.